Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

25 de junho de 2013

MAMOGRAFIA DETALHES IMPORTANTES



  • mulher anotando algo na agenda - Foto: Getty Images

    Mamografia: Como deixar o exame mais confortável?

    Data de agendamento e escolha das roupas influenciam no procedimento

    Por Carolina Gonçalves
                  

     O câncer mama é um dos mais incidentes nas mulheres do Brasil e do mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) fez a estimativa de 52.680 casos novos de câncer da mama só no ano de 2012, com um risco de 52 novos casos a cada 100 mil mulheres por ano. A principal arma contra o câncer de mama é seu diagnóstico precoce - segundo dados do Inca, se a doença for detectada em estágio inicial, a chance de cura chega a 90% - e a mamografia é a forma mais eficaz de acompanhar esse risco.

    As recomendações do Ministério da Saúde para mamografia variam conforme a idade e histórico familiar da mulher: aos 35 anos, mulheres que possuem histórico familiar da doença devem fazer a mamografia anualmente a partir dessa idade; para mulheres que não possuem histórico familiar, a mamografia começa a fazer parte do check-up feminino a partir dos 40 anos; entre 50 e 59 anos, a mamografia pode ser feita com intervalo de até dois anos entre os exames.

    Quando a rotina de exames começa, é comum as mulheres se queixarem de desconforto e dores durante a mamografia, que muitas vezes pode ser contornado com algumas mudanças desde seu agendamento até a conversa com o radiologista que fará o procedimento. Confira aqui as recomendações dos especialistas:
                                  
    de 7

    Evite agendar logo antes ou depois da menstruação

    A mamografia deverá ser realizada preferencialmente durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual. "Nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto", explica a radiologista Elvira Ferreira Marques, diretora de mamografia do A.C. Camargo Cancer Center. Além disso, no período da menstruação ou nas semanas próximas, as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável.  

    Avise se tiver implantes de silicone

    As próteses de silicone podem interferir na visualização das mamas na radiografia, por isso é de extrema importância comunicar o técnico que fará o exame, caso você tenha os implantes. "Nesses casos, o radiologista precisa ajustar melhor as doses de radiação, de forma a melhorar a visualização das mamas", diz o oncologista Ricardo Caponero, da clínica de oncologia médica CLIONCO, em São Paulo. É necessário também posicionar a paciente de maneira específica, afastando os implantes de forma a expor a maior área possível de tecido mamário.  

    Vista duas peças de roupa separadas

    "Normalmente as mulheres devem tirar toda a parte superior da vestimenta e vestir um avental descartável, para realizar a mamografia", alerta o mastologista Rodrigo Pepe, vice-presidente centro-oeste da Sociedade Brasileira de Mastologia. Então, o melhor é evitar peças únicas, como vestidos, ou roupas muito difíceis de retirar, contornando desconfortos dessa natureza. De acordo com a radiologista Elvira, o ideal é usar uma camisa abotoada no dia do exame, pois esta pode ser facilmente retirada e vestida.  

    Evite alguns cosméticos nas axilas

    A paciente não deve passar nenhum tipo de produto nas mamas ou axilas no dia do exame. "Eles podem produzir imagens no resultado da mamografia que podem confundir o médico, podendo até levantar a suspeita equivocada de um tumor", ressalta o mastologista Rodrigo. A atenção deve ser redobrada com produtos que deixam resíduos, como cremes, desodorantes e talco.  

    Leve os exames anteriores

    De acordo com os especialistas, é imprescindível levar os exames anteriores. "A evolução de eventuais alterações na mama pode ser uma informação fundamental para o diagnóstico, e isso só é possível com o acompanhamento de todos os exames", declara o mastologista Ricardo. Além disso, as mamografias antigas permitem ao médico fazer uma comparação, identificando se uma lesão é nova ou não, mudando a interpretação do exame. 

    Posicione-se de forma confortável

    No momento do exame, permita que o radiologista te posicione da melhor forma, e avise caso esteja se sentindo desconfortável. "O posicionamento adequado das mamas no aparelho é importantíssimo para que toda a glândula seja examinada, e para isso é necessário que a paciente mantenha o corpo relaxado", explica a radiologista Elvira. Os especialistas ressaltam que qualquer mudança de posicionamento durante o exame pode prejudicar seu resultado - por isso, converse com o técnico e procurem juntos a melhor posição para o exame.  

    Notifique o médico sobre suas limitações

    "Deve ser comunicada qualquer limitação da paciente, como rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços e outros problemas que poderão dificultar a posição correta no aparelho", diz a radiologista Elvira. Uma vez que o posicionamento e conforto da paciente são fundamentais para o sucesso do exame, qualquer restrição deve ser comunicada. "Se de qualquer forma o posicionamento for impossível (o que é raro) deve-se procurar outros métodos de exame, como o ultrassom", afirma o mastologista Ricardo.  
    ver texto completo

     
                               
                                             

    20 de junho de 2013

    LAVANDO A CASA, CANSADA!!!!!

    Cansada, foram cinco horas somente com o trajeto ida e volta.
    Cinco horas, dentro de uma VAN.
    Mas uma espera básica para ser atendida, aguardar o retorno de todos, para a viagem de volta para casa.
    Fiquei com câimbra na bunda.
    Era apenas uma consulta, necessária mas rotineira.
    Só que em outra cidade.
    Já comentei aqui a três anos, imaginem o que era, quando eu ainda estava em tratamento.
    Simples, seria se a cidade onde eu moro.
    Caraguatatuba  conhecida como Caraguá.
    Considerada a capital do litoral norte de São Paulo, devido sua localização geográfica e  seu comércio diversificado.
    Um local paradisíaco, com águas transparentes, areias claríssimas e muita natureza em volta,  Quarenta quilômetros de lindas praias e paisagens exuberantes da Mata Atlântica, com  roteiros históricos, esportes radicais como surfe,  mergulho, vela, pesca, trekking, ecoturismo e atividades ligadas ao voo livre, excelente gastronomia e hotelaria.
    Sonho de férias de muitos  turistas.
    Tudo bem.
    Agora se você ficar doente.
    Irá perceber outro lado.
    A cidade não possui serviços como:-
    Radioterapia, Quimioterapia, Cirurgias,  Especialidades, o básico, o óbvio.
    Inadmissível,  para qualquer um.
    Mas tão comum,  ou pior em se tratando de  Brasil afora.
    Mas, saúde, educação, moradia, transporte, segurança.
    Para os nossos governantes não é prioridade.
    Isso não aparece não dá lucro.
    Na cabeça dessas criaturas medonhas, nós o povo, temos sim é que agradecer, a gentileza.
    Somos encaminhados a  cidades onde, o serviço é oferecido.
    E tá bom demais.
    O resto fica por conta da fé, e haja fé.
    Fé em Santo Antônio padroeiro da cidade.
    Só um detalhe, toda vez que acordo às três da matina, para uma consulta às oito, eu me pergunto.
    Será que  algum dia, iremos ter  a companhia, de algum político desse país. nessas Vans.
    Dificilmente.
    Doenças, todas elas são  democráticas, atinge a todas as classes sociais.
    Dificilmente você encontrará um Politico usando,   a rede pública.
    Mas eu oro, oro muito, para que o Brasil Coração do Mundo, seja melhor tratado.
    Por isso que o texto abaixo exprime  tão bem a  minha indignação, leiam pode ser que você também concorde.
    Do internauta Leoberto Nicanor Vieira, analisando os últimos acontecimentos:
    "Caro jornalista Moacir Pereira,
    Face as manifestações dos brasileiros nas ruas, gostaria de contribuir dizendo o seguinte:
    “ UMA AÇÃO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS”
    Não é necessário SER INTELIGENTE ACIMA DA MÉDIA para saber que não é mais admissível ver uma dentista ser queimada viva por seres irracionais e não se indignar, mesmo que não seja alguém de sua família;
    Não é necessário SER INTELICENTE ACIMA DA MÉDIA para saber que não é mais admissível ver um adolescente infrator ser conduzido dezenas de vezes a uma delegacia e no outro dia estar de volta na rua repetindo as mesmas infrações e os policiais fazendo papel de palhaço;
    Não é necessário SER INTELIGENTE ACIMA DA MÉDIA para suportar tanta hipocrisia e demagogia de diversos políticos irresponsáveis, que falam uma coisa e fazem outra, achando que todos somos imbecis e acéfalos. Exemplificando: O governador João Raimundo disse que as SDRs eram cabides de emprego na campanha para senador e o que faz agora? Gasta milhões para manter esta irracionalidade em vez de melhorar os hospitais, as escolas, a segurança pública. Nas propagandas dos PACTOS parece que estamos nos melhores países da Europa.
    O PT e, especialmente o seu ícone, LULA, ladrão das esperanças do povo brasileiro e um dos maiores traidores da pátria COMO NUNCA ANTES NESTE PAÍS ficou trinta anos convocando os trabalhadores para protestar contra a corrupção no serviço público, contra os políticos ladrões, contra as oligarquias... etc.... etc. E quando assume o poder o que faz: Abraça-se ao Maluf para ganhar uma eleição a qualquer custo, mesmo que isto signifique achincalhar com a dignidade do povo de São Paulo e brasileiro, só para citar um caso.
    Não é necessário SER INTELIGENTE ACIMA DA MÉDIA para saber que chegamos ao fundo do poço quando alguém do governo faz uma campanha dizendo: “ SOU FELIZ, SOU PROSTITUTA”. É impressionante a cara de pau, a falta de sensatez, a falta de educação com as crianças e adolescentes, a irracionalidade e o que mais...O baixo nível desta imoralidade.
    Não é necessário SER INTELIGENTE ACIMA DA MÉDIA para verificar o nível dos políticos que aprovaram o tal do projeto de lei defendendo “ O CURA GAY”. Há dois mil anos atrás mal se conhecia as leis da genética. Mais hoje, dois mil anos depois de cristo, desconhecer as leis da genética e o que ela nos ensina. É dose para felino nenhum botar defeito.
    Não é necessário SER INTELIGENTE ACIMA DA MÉDIA para saber que as novelas , futebol e carnaval não são as coisas mais importante para os cidadãos brasileiros. O mais importante, muito mais importante e necessário, é educação de qualidade, dedicação aos estudos, ralar os cotovelos em cima dos livros, queimar as pestanas como se diz , levar uma vida com dignidade, respeitar as pessoas , tratar a coisa pública como se fosse sua, fazer economia e ter uma reserva para pagar uma consulta de um bom médico numa emergência; saber que nenhum profissional, seja de qual profissão for, vai estar estimulado a prestar serviço de qualidade por R$ 25,00;
    Gastar bilhões e mais bilhões de reais de recursos públicos com futebol sabendo-se das condições dos hospitais públicos, das escolas públicas, do que é pago a um médico do SUS e demais profissionais da saúde e da educação é revoltante. É demais ....para não se indignar....
    Gastar milhões e milhões de reais, seja por governos municipais, estaduais ou federal com shows de artistas para comemorar aniversário de município, inaugurar obras públicas, blocos de carnaval , corrida de kart e.....É demais para não se indignar...
    AVACALHAR COM UMA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É DEMAIS POR MAIS INDIGNA QUE SEJA A DIGNIDADE DE UM BRASILEIRO
    Para não me estender mais ,para por aqui. “ACORDA BRASIL

    Do internauta Leoberto Nicanor Vieira, analisando os últimos acontecimentos:

    "Caro jornalista Moacir Pereira,

    Quem sabe um dia vou te ver na VAN, aproveite e convide a tua discípula, a Dona Dilma, para passear conosco, seria um prazer.  Não esquece a almofada, aquela com um buraco no meio para Hemorroidas, o trajeto e LONNNNNNNNNGGGGGGO.
    http://cancerdemamamulherdepeito.blogspot.com.br/2011/04/tragedia-anunciada.html
     

    17 de junho de 2013

    SOL VOCÊ ME EMOCIONA SEMPRE


    A minha Fé determina,  que o acaso definitivamente não existe.
    Tudo o que acontece tem uma razão.
    O Chico Xaxier, disse certa vez que
    "Ninguém cruza nosso caminho
    Por acaso e nós não entramos na
    Vida de alguém sem nenhuma razão.
    Há muito o que dar e o que receber.
    Há muito o que aprender, com experiências boas ou negativas".
    E tudo isso exemplifica  uma mulher, uma grande pequenina mulher.
    que muitos a conhecem e a admiram, pelo sorriso, pela força, pelo carisma que ela tem.
    Essa é a iluminada SOL ange  http://solangeanjoazul.blogspot.com.br/
    Uma vez quando estava na triagem do IBCC Instituto Brasileiro de controle do câncer, desejei muito que ela surgisse por uma das portas, com seu largo sorriso.
    Eu acho que riríamos muito, a  SOL  é um convite as coisas importantes e boas da vida.
    Se não nos conhecemos naquela ocasião, é porque isso ainda irá ocorrer, e vai ser muito legal.
    E dela a frase recente que diz:-
    "Desejar a cura é tirar de dentro de si uma força desconhecida, colocar um sorriso no rosto e não colocar para deitar as vontades, os projetos de vida e decisões para um futuro". SOL
    Por tudo isso eu tenho certeza que ela está.
    Mas do que certa
    Mas do que sabia
    Mas do que sensata
    Mas do que guerreira
    Mas do que coragem
    Mas do que?
    Mais nada.
    Simplesmente.
    Uma mulher.
    Que ama, que chora, que sorri, que tem fé, que tem futuro e sabe disso.
    E da vida só quer superar os seus obstáculos.
    E viver bem, ao lado dos seus. simples assim.
    E por tudo isso,  Jesus já esta coroando a sua vitória.
    UM GRANDE ABRAÇO MINHA QUERIDA AMIGA SOL NASCENTE.
    Wilma

    6 de junho de 2013

    Anjos de Patas e Asas



    Eu não consigo entender, como uma criatura uma besta fera, pode ter a coragem de maltratar ou ser indiferente aos animais.
    Principalmente se essa besta fera for  político,  como o prefeito  da cidade de Santa Cruz do Arari no Pará.
    Marcelo Pamplona, você irá responder por isso!
    É crueldade demais.
    Se faz com os animais, o que não fara com a população.
    Ultimamente virou rotina.
    O meu termômetro, que nunca falha é.
    Se não gosta, não respeita, não ajuda, não tem compaixão, por qualquer animal, principalmente os cães abandonados, e se esses não gostam de você.
    Boa coisa você não é.
    Tem defeito, e muitos.
    Seguro é  passar longe de "pessoas" assim.
    Mordem no mínimo.
     
    "As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um  homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir, quem era homem, quem era porco.” George Orwell.



    Existem pessoas que não gostam de cães.

    Estas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas.
    Ou, se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali.
    Um cão é um anjo que vem ao mundo ensinar amor.
    Quem mais pode dar amor incondicional,
    Amizade sem pedir nada em troca,
    Afeição sem esperar retorno,
    Proteção sem ganhar nada,
    Fidelidade 24 h por dia?

    Ah, não me venham com essa de que os pais fazem isso,
    Porque os pais são humanos
    Se irritam, se afastam.
    Um cão não se afasta mesmo quando você o agride,
    Ele retorna cabisbaixo, pedindo desculpas por algo que talvez não fez
    Lambendo suas mãos a suplicar perdão.
    Alguns anjos não possuem asas,
    Possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
    Apesar dessa aparência,
    São tão anjos quanto os outros (aqueles com asas) e se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se.
    Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!
    OBS.: Nas fotos os meus cães, Negão com quase 19 anos e Bianca Lana.
     Maria Eduarda e o Ted, são da Geva.
    Todos com histórico de maus tratos e resgates amorosos.
    O Bicho Preguiça, também foi resgatado, ficou  aqui em casa até o Ibama chegar.
    E as aves, outra paixão, essas eu conservo presas somente nos meus registros fotográficos.


    Visitem a ONG ANJOS DE PATAS DE CARAGUATATUBA
    http://onganjodepatas.blogspot.com/
    http://animaisachadoseperdidosemcaragua.blogspot.com/

    Postagens populares

    Arquivo do blog

    LEIA KARDEC

    LEIA KARDEC

    PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

    PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
    http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

    NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

    NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
    UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

    Minha lista de blogs

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    DOE SANGUE

    ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

    EXPOSIÇÃO EU PEITO