Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

30 de agosto de 2014

LIÇÃO DO BEIJA-FLOR



          Os beija-flores, segundo artigo da Wikipédia,  são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores.
          No jardim de minha casa, todos os anos, beija-flores se reproduzem. Meu marido e eu ficamos maravilhados com a delicadeza dos ninhos e com o constante cuidado da mãe com os ovinhos. Ela é incansável indo e vindo, quando os filhotes eclodem, pequeninas bolinhas vivas, depenadas, insaciáveis. Algumas vezes passa por nós na varanda para captar o néctar das pequenas flores da jardineira. Sua rapidez impressiona. Chega e vai como um raio de cor esvoaçante. O mais bonito em sua maternidade é que fornece apenas o doce da vida para seus filhotes.
          Se o ninho é construído na época de inverno, ficamos  penalizados ao  ver que a mãe não abandona os ovinhos ou os filhotes  mesmo com frio  de doer os ossos. Se é verão, às vezes, ela os expõe ao sol inclemente , na sua inexperiência materna, e improvisamos uma sombra com galhos que amarramos na buganvília, seu lugar preferido. Ficamos agoniados se chove ou venta demais, porque o ninho balança e tememos que caia. Incrivelmente isso nunca aconteceu. Mamãe beija-flor, seguindo o instinto natural, é esperta, pois se equilibra no galho que vai e vem, dançando com ele. Jamais alguma fêmea  abandona seu par de filhotinhos no meio da tempestade e, se nos vê aproximar demais do ninho, avança sobre nós em voos rasantes.
          A  cada ano aprendo uma lição de vida com esses pequeninos pássaros. A primeira que guardei foi a resistência às adversidades. Não importa o frio intenso ou o calor escaldante, ela permanece com seus filhotes sem pestanejar. Sua constância lhes assegura a chance de se tornarem adultos. Quando estão crescidos e independentes, vão embora e não voltam nunca mais, cruzando o céu com seu voo colorido. Ela não sofre, pois vai cumprir a missão de gerar novos beija-flores, com a mesma disposição com que chocou os primeiros. Esse é o desprendimento que eu gostaria de ter em relação a meus filhos, deixando-os voar livres, felizes, enchendo sua vida de luz, cor e alegria. Quem dera eu pudesse fornecer a meus filhos durante toda a sua vida apenas o néctar das flores, o doce da vida!
          O meu  maior aprendizado, porém, foi a percepção da fugacidade da vida e da aceleração do tempo. A presença da mãe é sempre rápida, veloz, um segundo de cor. Mamãe beija-flor tem muita sabedoria, já que sabe dosar suas idas e vindas com perfeição. Nunca é pouco ou muito. Deixa atrás de si o gosto de querer mais, uma lembrança tão boa que anseio por sua volta. Seu retorno é um clarão de felicidade, mesmo no dia mais escuro. Como eu gostaria de ser uma mãe beija-flor, deixando atrás de mim um rastro de amor e desejos de volta! Infelizmente essa aprendizagem é muito difícil e, normalmente, inatingível. Quando acordamos de nossa ignorância , o tempo se foi implacavelmente.
          Sempre é preciso pensar que a vida é curta, muita curta para o ser humano e perdemos tempo com recriminações, lamentos e denúncias contra nós mesmos e contra os outros. Enquanto isso, o tempo passa, as relações se deterioram e só vamos atentar para nossa pouca sabedoria quando nos tornamos o alvo certeiro de uma doença grave, como o câncer. Se tivéssemos sabido viver, não haveria tantos arrependimentos, e recriminações. O que mais assusta no momento da percepção da nossa morte próxima não é a morte em si, e sim a certeza da inutilidade de nossa vida. O balanço final que fazemos para fechar nosso livro da vida é que nos desmorona, pois vemos que ficamos em débito com tolerância, amor e perdão. O que fizemos com nossa vida? Nessa hora, quem dera pudéssemos ter agido como mamãe beija-flor! Assim, alçaríamos nosso voo solitário para o azul do céu e a imensidão do universo, deixando cor  na vida alheia e uma suave lembrança de nossa passagem pela Terra.  
       
Autora: Maria Auxiliadora de Andrade Vieira
 
Professora de Língua Portuguesa formada pela Universidade de Lavras - MG
Fonte.:  http://www.oncolapgyn.com.br

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO