Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

6 de abril de 2012

PÁSCOA



Formas ovais, embrulhos
coloridos e recheios variados, fazem você lembrar algo?

Páscoa! A palavra “páscoa” surgiu a partir do hebreu “pessach” (passagem), que segundo a história, marca a libertação do povo judeu escravizado no Egito para a Terra Prometida. Para os cristãos, a Páscoa significa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja, sua ressurreição.

Já os ovos se tornaram ícones da Páscoa uma vez que simbolizam a existência da vida, o nascimento. Já o coelho por ser um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, simboliza a fertilidade. Esses dois elementos são considerados símbolos da páscoa desde a antiguidade. Nesta época, a Páscoa era uma celebração à Deusa da Primavera (Eostre ou Ostera), que segura um ovo em sua mão e observa um coelho.
O surgimento do ovo de chocolate se deu a partir do século XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram dados de presente na época.


 Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate. E resistir á essas tentações não é nada fácil!
Embora deva ser consumido com moderação, devido ao seu alto teor calórico e de gordura, ele também possui propriedades funcionais. A presença de substâncias como os flavonóides conferem ao chocolate ação antioxidante, protegendo as células contra a ação de radicais livres. Afirmam os especialistas que o 
chocolate amargo é o que possui maiores benefícios, possuindo alto teor de magnésio, o que pode ajudar as mulheres com ciclos menstruais problemáticos. Também ajuda a metabolizar o açúcar, ajudando as pessoas que sofrem de diabetes. Além disso, é benéfico ao coração, pela redução da pressão sanguínea.
Outro alimento bastante consumido nessa época do ano e que, nutricionalmente falando, possui muitas vantagens, são os peixes. O aumento do consumo deste alimento se deve à restrição feita pela religião católica na ingestão de carne de animais que possuem sangue quente. Embora não haja nenhuma passagem bíblica a respeito, os católicos não consomem carne vermelha na Sexta-feira Santa como um ato de respeito à Jesus, já que este alimento representa o corpo de Cristo.

Os peixes apresentam um alto valor protéico e um baixo teor de gorduras saturadas. A proteína é essencial para fortalecer o corpo, além de ajudar na reconstituição dos tecidos do organismo. Possuem baixo teor de gorduras saturadas e um alto teor de gorduras mono e poliinsaturadas, principalmente Ômega 3. Ele ajuda a reduzir o colesterol, e consequentemente as doenças cardiovasculares, e pode ainda ajudar na
Páscoa: a saúde também na tradição
prevenção de certos tipos de câncer. Os peixes oleosos também são ricos em vitamina B, essencial para que os tecidos e o sistema nervoso se mantenham em condições saudáveis; e ainda vitaminas A e D, assim como cálcio, zinco e magnésio.
Além da carne, outros alimentos não são consumidos no período de Páscoa, por motivos religiosos. Para a comunidade judaica, por exemplo, não deve haver o consumo de nenhum alimento que seja fermentado, como por exemplo, pães, bolachas e macarrão.
Independente de religião e significados, a Páscoa nos dá a possibilidade de variar os alimentos do dia-a-dia. A substituição da carne por um peixe, do chocolate ao leite ou com castanhas por um meio amargo, fazem com que a Páscoa se torne, pra nós, uma opção mais saudável.
REFERÊNCIAS:

MARTIN, Patrick. Chocolates. Revista Nutrição em Pauta. Edição Março/Abril 2006. Disponível

MARTIN, Patrick. Peixes oleosos. Revista Nutrição em Pauta. Edição Maio/Junho 2006.Por Jowanka Amorim Mariana KrammerDisponível
DUARTE, José Luiz C. O Verdadeiro Sentido da Páscoa; Cultura Brasileira. Disponível em:< http://www.culturabrasil.pro.br/pascoa.htm>
Páscoa judaica restringe consumo de alimentos. Folha Online: 19 de abril de 2008. Disponível em: 

4 comentários:

Solange disse...

Tenha uma Páscoa doce e de muita paz, minha amiga.
Beijos da Sol

Angela Fonseca disse...

Uau, Wilma, adorei sua postagem!!! Tudo sobre alimentação me interessa. Principalmente quando podemos reunir o útil e o agradável, caso do chocolate. Valeu, amiga! Que sua Páscoa seja de renovação, fertilidade, alegria. Beijos carinhosos, Angela.

Regina Rozenbaum disse...

Hum...delícia depostagem! Páscoa abençoada procê(s).
Beijuuss n.a.

Cristina disse...

Postagem completa! Tudo muito bem explicado! Amiga, que Jesus renasça em seu coração, que a vida nova chegue e com ela a cura total, a paz e a harmonia é o que desejo! Bjsss

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO