Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

11 de outubro de 2013

LUTO

ENEDINA DA ROCHA RÊGO
Uma Estrada Longa.
Minha avó foi embora hoje.
Nascida, em 13 de Setembro de 1913.
Essa foto foi tirada há um mês atrás, em seu tão esperado aniversário de 100 anos.
Meu irmão lembrou me,  que quando se consegue chegar aos 100, o epitáfio também é longo.
Mas é estranho porque, 100 é quase nada, foi tão breve.
 
“Quando alguém vai embora, o dia, ainda que o sol brilhe e o céu esteja azul, fica cinzento, chuvoso, amuado. Um frio constante abaixa a temperatura do corpo, fazendo com que se fique encolhido e com o olhar perdido, como se tivessem apagado uma chama de dentro do coração. Chama esta que pode até voltar a se acender ( e é desejável que reacenda ). Mas sempre haverá uma falha nela – a falha deixada pelo alguém que foi embora.
Quando alguém vai embora, para nunca mais voltar, a alma leva um grande choque, por mais que a cabeça entenda que tudo, absolutamente tudo nessa vida é provisório e passageiro, que os caminhos se cruzam e se descruzam, e que certas coisas são inevitáveis. Então, a alma se veste do mais suntuoso negro, recolhendo-se, e ficando vazia e triste. Às vezes, os olhos, as mãos, a boca vazam essa tristeza; outras vezes, não há ânimo nem para isso. E assim, vestida de negro, a alma contempla a vida, esperando a hora de voltar a sorrir, ainda que o sorriso tenha um traço leve de tristeza – o traço deixado pelo alguém que foi embora.

Quando alguém vai embora, o tempo castiga quem ficou. O dia tem mais horas, os minutos mais segundos, e tudo é mais demorado e difícil. Às vezes, sente-se a densidade dos momentos passando, quase tão pesada que se poderia tocar com a mão. E, nessas horas, chega-se a ter certeza que jamais se poderá seguir com a vida em frente com a falta tamanha que aquele alguém que foi embora faz. Mas a vida segue, e quem ficou segue com ela.

Quando alguém vai embora, quase sempre vem um arrependimento, e a sensação estranha de que não há mais chances. Fica-se pensando na conversa importante que não houve, na declaração que não foi feita, no carinho que se deixou pra depois, nos erros que foram cometidos, no desabafo que não foi externado, no amor que ficou pra ser sentido, no tempo que era pra ser vivido juntos e cheio de tantas coisas, e agora tem que ser passado em solidão. E tudo isso vai formando um nó que tampa a garganta, interrompe a respiração durante o sono, não te deixa comer e provoca uma sensação de abandono que só poderia ser deixada por aquele alguém que foi embora, porque cada história é única.

Quando alguém vai embora, quem ficou percebe coisas que antes não eram percebidas, e quanto mais o tempo passa, mais se percebe. Começa a fazer falta aquele olhar de carinho ou reprovação, aquela voz invadindo a casa, aquela obrigação quase chata de ter que dar um telefonema, aquele jeito de falar e abraçar; e no começo dá a impressão de que tudo isso ficará perdido em algum lugar inatingível. As datas especiais ficam doloridas. Os códigos que só podem existir entre uma e outra pessoa que se gostam ficam sem sentido. A voz daquela pessoa soa em momentos inesperados, e o coração dói levemente. E quem ficou percebe que ninguém pode tomar o lugar daquele alguém que foi embora.

Quando alguém vai embora, as dúvidas começam a rondar a cabeça, e a fé sofre um abatimento. Percebe-se que o mais forte dos homens, a mais abençoada das mulheres, o mais saudável ser, um dia, sucumbe. Percebe-se que a existência é frágil. Vem a raiva, a percepção da impotência, o medo. Duvida-se da vida, da morte, de Deus, das pessoas, do amor. Assim como vem, as dúvidas vão e voltam sem resposta, porque não há respostas. E tudo isso pode virar amadurecimento ou amargura, dependendo de como quem fica quer aproveitar a experiência de perder o alguém que foi embora.

A verdade é que o mundo todo acaba quando alguém vai embora. E não dá a menor vontade de reconstruir nada. Nada.

Quando alguém vai embora, normalmente, se tem o carinho dos outros que ficam, e, passando pela mesma dor ou não, se preocupam em ser um consolo. E os abraços, os carinhos, as palavras, as lágrimas solidárias, o calor da alma dessas pessoas vai começando a esquentar a alma fria de quem ficou, a fazer efeito e recuperar o coração quebrado. E é nessas horas que se percebe o valor que tem dividir a vida com muitas pessoas em todos os momentos, porque são elas, e não o alguém que foi embora, que vão ajudando a levantar e olhar pra frente.
Quando alguém vai embora, quem ficou começa a trilhar uma estrada longa, que tem um nome melancólico – saudade. Essa estrada, a princípio, é enlameada, escorregadia, escura, esburacada; e muitas vezes faz cair, machucar, e quase desistir de andar. A dor é tão profunda, e parece estar enraizada em um lugar tão inacessível, que parece que nunca vai sarar. Mas ela sara. Aos poucos, ela sara. E aí chega a hora de deixar o tempo fazer seu trabalho. Chega a hora de sorrir de novo. De deixar as lembranças serem somente lembranças. De tirar o manto negro da alma. E, de repente, a estrada, apesar de a cada dia ter mais uns passos de distância, vai se tornando cada vez mais leve, mais iluminada, bonita até. E quem ficou percebe que, na verdade, aquele alguém pode até ter ido embora, mas nunca deixou de existir, e isso é uma forma de vida. A mesma vida que segue por tantas outras estradas que vão se cruzando, descruzando, e nunca voltam. E percebe-se que só se tem a agradecer a oportunidade de ter estado com aquele alguém que foi embora, mas sempre estará presente, de alguma forma. E então vem aquela paz que só o amor de verdade pode dar.”
 
 

Amanhã dia de Nossa Senhora Aparecida .
Minha avó era é tão devota.
Nossa Senhora Aparecida,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por Vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.
E de modo particular hoje, a minha Avó ENEDINA DA ROCHA RÊGO, a avó Bahiana, India Velha e feliz.

8 comentários:

✿ chica disse...

Meus sentimentos e que bom que ela pode ficar aqui alegrando a família por 100 anos! Agora descansa em paz! beijos,chica

Angela Fonseca disse...

Não vou dizer "meus pêsames" a você, porque é espírita e porque sua avozinha viveu muito e foi em paz. Sei que a saudade dói, mas a vida verdadeira não é aqui e você sabe disto. Surpreendi-me com a foto: como D. Nina se parece com ela! Que viva o mesmo tanto. Beijinho carinhoso, Angela

Sonia disse...

É uma bênção ter tido alguém querido por tanto tempo junto conosco, não?
Abraço!
Sonia

Cristina disse...

Wilma, meus sentimentos, sei o quanto doi a perda de alguém que amamos. Lindo seu texto, você colocou em palavras tudo aquilo que sinto. Que Deus acolha sua vozinha e que conforte seu coração! Fica com Deus minha amiga!!! Um grande abraço!

Regina Rozenbaum disse...

Sinto Wilma. E senti profundo as palavras desse belíssimo texto/homenagem. Nosso PAI/MÃE a recebeu de braços abertos. Fiquem bem!
Um super beijo

Mirtes Stolze. disse...

Muito tocante e verdadeira a sua postagem.
Em toda perda a muita saudade e dor, e quando é uma pessoa querida o coração fica pequeno,e desses momentos que Deus esta pronto para da o consolo,a paz,e colocar no seus caminhos pessoas boas que lhe tramitem paz.
Um dia de muita paz para você e todos os seus familiares.

Evanir disse...

Amada amiga.
Li sua postagem que bateu fundo
no meu coração.
È triste quando perdemos pessoas ,
que marcou pra sempre nosso coração.
Com certeza ela esta com Deus amiga amada e Deus esta contigo para dar forças para seu coração beijos com meu eterno carinho Evanir

Severa Cabral(escritora) disse...

BOM DIA MINHA QUERIDA !
O BOM É SABER QUE NÃO PERDEMOS NINGUÉM,APENAS ESTAMOS NOS MUDANDO DE LUGARES E DE PLANOS.O REENCONTRO É O QUE NOS DAR A ESPERANÇA SEMPRE...
SUA VÓ ESTÁ PREPARADA AGORA PARA RECEBER TODOS QUE SE MUDARÃO.E É MUITO BOM QUANDO TEMOS A CERTEZA QUE TEM SEMPRE ALGUÉM AMADO NOS ESPERANDO...
BJS DE FINAL DE FAMÍLIA !

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO