Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

6 de maio de 2014

Câncer : Medo e Otimismo



           O medo sempre foi companheiro do homem, pois era um sentimento primitivo que  o colocava em estado de alerta, geralmente por se sentir ameaçado. Caracterizava-se por uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental que gerava uma resposta de alerta no organismo. Hoje, saímos do primitivismo, mas o mecanismo do medo continua o mesmo. Inicia-se com a ansiedade frente ao desconhecido e o temor antecipado  do encontro com uma situação ou objeto estressante. Essa reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera adrenalina e  cortisol, preparando o indivíduo para lutar ou fugir. Quando se ouve um diagnóstico de câncer, o instinto primitivo do homem o leva a querer  fugir do perigo , muitas vezes, negando-o. Entretanto, para se vencer um predador ( ou inimigo) a melhor estratégia é conhecê-lo, enfrentá-lo  e lutar para derrotá-lo.
          A palavra câncer tem sua origem no latim cancer, significando caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam as células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo. Hipócrates (o Pai da Medicina – 460 a.C.-377 a.C.) usou a palavra carcinos. O  médico Celsus (romano, 25 a.C.-50d.C.) utilizou a palavra câncer e Galeno (Pérgamo, c. 129 - provavelmente Sicília, c. 199 ou 217), também romano, usou oncos, mas muito antes já se conhecia a doença.  Em descobertas arqueológicas de 4.ooo a.C., foi identificado um maxilar com sinais de linfoma. Imhotep, médico egípcio, no ano 2.500 a.C., descreveu um suposto tumor de mama.  Em 1.600 a.C., os médicos egípcios já distinguiam um tumor benigno de um maligno, mas, apenas  no século XIX, foram efetuados os primeiros estudos patológicos da doença. Hoje, sabe-se que  apresenta relação direta com a longevidade e quanto mais tempo de vida, maior o risco de aparecer um câncer. Portanto, não é uma doença nova e, atualmente, estão identificados mais de cem tipos. Se detectado  em estágio inicial, o câncer  apresenta grande probabilidade de cura.
          Um diagnóstico de câncer pode ser enfrentado com primitivismo, em um primeiro momento, com a mente preparando-se para fugir, mas, logo após, imperam a racionalidade e o instinto de sobrevivência. Surgem forças interiores e a certeza de não se render à doença sem lutar. Tendo o doente  o apoio da família e dos amigos e a confiança em seu  médico, o câncer  não consegue derrotar seu  espírito otimista. O paciente avalia os procedimentos sugeridos para o seu  tratamento e os enfrenta com a crença de que um caranguejo pode ter muitas patas, mas  é possível imobilizá-las, tornando-o inofensivo.
Autora: Maria Auxiliadora de Andrade Vieira
Professora de Língua Portuguesa formada pela Universidade de Lavras - MG
Fonte.:http://www.oncolapgyn.com.br/cancer-do-medo-ao-otimismo

8 comentários:

chica disse...

Ainda bem que surge essa força que faz com que sejam enfrentadas todas as fases necessária pra cura! Tudo de bom pra ti! beijos,chica

eidia dias disse...

qUERIDAS AMIGAS DO PEITO, OLHEM QUE IDEIA LINDA PRA ADULTOS E CRIANÇAS...AMEI
BJOS BJOS

http://www.minutebuzz.com/actu--superbe-des-tatouages-au-henne-pour-aider-les-patientes-a-retrouver-le-sourire-et-combattre-le-cancer/?utm_content=buffer0cbc0&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

BEIJO DA
EIDIA

http://www.oquevivipelomundo.blogspot.fr/

Regina Rozenbaum disse...

Estou acompanhando bem de pertim uma amaaada com ca de útero e adjacências. A briga tem sido com o convênio...Saúde Bradesco. Vou te contar Wilma...haja força!
Beijuuss

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Regina.
Essa é uma briga árdua.
Nossas duas últimas queridas que se foram recentemente, Sol e Aninha, também travaram uma batalha com o Bradesco.
Que a despeito do que a propaganda prega, não é tudo de BRA.
Por lidar com vidas, no estado mais delicado, se esse fosse um país sério, deveria ser BRAnido da face da terra.
Sua amiga já faz parte de minhas orações.
Só por Deus Regina, só por Deus.
Esse sim é BRA.

Beijos
Saudade

Wilma

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Ieda, que Maravilha.
A Tatoo de Henna, é uma injeção de animo.
E a Henna significa que tudo vai passar.
Beijos LINDDDAAAAAAAA!!!!!!!
Wilma

Flavia disse...

parabens pela sua luta vencida, e parabens pelo seu blog que pode inspirar outras tantas mulheres que passam por esse problema
bjs
Flavia
www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
Rifa: Premio atual oculos ray ban original novinho.
loja virtual: www.adote.iluria.com

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Flavia

Eu vi uma pessoa falando outro dia que todo problema tem solução.
Se você não encontrou a solução do seu problema, é porque não é um problema.
É da lei tudo, passa.
Beijos.
Obrigada pela visita.

vendedor de ilusão disse...

O que foi, cara amiga? Por que não vejo postagens novas? Não faça como eu ficando tanto tempo ausente. Dê as caras e, pelo menos, apareça por lá.
Beijos, espero notícias.

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO