Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

4 de setembro de 2012

QUIMIOTERAPIA E QUEDA DO CABELO

Gianecchini esse não precisa de cabelo para ser bonito.
 

Depois que o ator Reynaldo Gianecchini, 39, apareceu com os cabelos crespos e cacheados por conta do tratamento de um linfoma, muitos se perguntam se a quimioterapia afeta a textura do cabelo e se esses efeitos são reversíveis.
O cabelo que nasce logo depois do tratamento costuma ser diferente do cabelo que a pessoa tinha antes. "Isso acontece porque os fios crescem em ciclos diferentes, primeiro mais grossos, depois mais finos, o que deixa o cabelo desigual", explica Artur Malzyner, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Recentemente, o "British Journal of Dermatology" publicou um estudo sobre as modificações estruturais do cabelo após a quimioterapia. O estudo concluiu que a mudança no aspecto dos fios acontece por conta da diminuição da espessura da fibra capilar e da alta variação na espessura dos fios no couro cabeludo do indivíduo.
Em geral, o que acontece durante a quimioterapia é uma queda acentuada de cabelo. O paciente fica praticamente careca porque as células responsáveis pelo crescimento de pelos têm uma taxa de proliferação muito alta, comparável à velocidade de divisão celular de alguns tumores malignos. Isso faz com que, na tentativa de evitar a proliferação de células cancerígenas, o tratamento destrua também as células do cabelo.
Cerca de três meses depois do tratamento começam a nascer fios diferentes do original. Em um ano, a maior parte dos pacientes já está com o cabelo completamente normal, explica Malzyner.
A mudança no fio ocorre porque a região que controla a espessura e a simetria da fibra capilar é justamente a matriz, área celular afetada pela quimioterapia. Assim, cabelos antes lisos e grossos podem se tornar cacheados e finos e vice-versa.
Pode haver ainda mudanças na cor. O ator Reynaldo Gianecchini, por exemplo, disse que teve de pintar os cabelos, que passaram a nascer grisalhos depois da quimioterapia. "Há registro de pessoas ruivas que se tornaram loiras e de pessoas muito jovens que ficaram grisalhas", conta a dermatologista Camila Hofbauer, do Grupo de Dermatologia Estética do Hospital das Clínicas da USP.
Não dá para prever se o cabelo voltará ao normal. Caso não volte, o jeito é recorrer a tratamentos estéticos se o paciente não se acostumar com o novo cabelo.
Já existem técnicas para controlar a queda durante a quimioterapia: "Dá para usar um dispositivo de resfriamento do couro cabeludo que causa a vasoconstrição local e reduz os efeitos do medicamento nos folículos", explica Hofbauer
Para Maria da Glória Gimenes, psico-oncologista e autora do livro "A Mulher e o Câncer" (Livro Pleno, R$ 31, 325 págs), o cabelo costuma ser o ponto fraco do paciente com câncer. "Quem vê de fora pensa que é excesso de vaidade, mas as mudanças no cabelo denunciam a doença. São elas que impedem que o paciente tenha sua privacidade, conte sobre o problema apenas para quem ele quiser", diz.


Fonte.:  http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1146736-saiba-por-que-o-cabelo-do-ator-reynaldo-gianecchini-mudou-depois-da-quimioterapia.shtml

26 comentários:

Angela Fonseca disse...

Ótimo post, Wilma. Muito didático. Não acho que as pessoas que perdem o cabelo durante o tratamento possam ser rotuladas de excessivamente vaidosas. Perdas não são fáceis, quaisquer que sejam. E, ainda que seja temporária, é a marca de que você está enfrentando algo que assusta, dá medo e provoca fragilidade. Há que chorar todas as dores e lavar a alma para o que vem de bom depois que tudo passa. Beijos, Angela
http://noticiasdacozinha.blogspot.com

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Concordo contigo Angela, ainda hoje com tantos meios de divulgação e esclarecimentos, ainda esbarramos com irmãs que nos perguntam se é verdade que a quimioterapia faz cair os cabelos?
No fundo sabemos que a pergunta vai muito além da resposta.
Cair todos nos sabemos que cai principalmente mama, células em crescimento.
Mas esse é um dos pontos fortes da doença, onde mesmo sem querer somos identificados, ou nos rotulam.
Acho que por esse motivo, brinquei tanto com minhas perucas.
Passou.
Hoje, já cortei, alisei, progressivei, pintei, enfim, uma verdadeira metamorfose ambulante.
Somos mulheres né.
Bjs.

Regina Rozenbaum disse...

Bem bacana essa explicação. Vou repassar pras curiosas de plantão... em relação aos cachos de Gian. Pra mim ele ficou quiném o Anjinho, só que moreno.
Beijuuss, amaaada, n.a.

Mimirabolante disse...

Sho!!!!Grande texto!!!Mil beijocas e muita força pra vc amiga !!!!!

Mimirabolante disse...

Quis dizer:Show!!!!!

ONG ALERTA disse...

A esta alyura os cabelos nem fazem diferença, obrigada por mais esta informaçáo, beijo Lisette.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

As palavras
que ensinam,
mesmo quando
em momentos
de dor,
são preciosas.


Vamos semear esperanças pelo mundo
com os nossos mais bonitos sonhos.

sonia tolfo disse...

Muito esclarecedora sua postagem. Também passei por este processo de quimioterapia, não perdi todo o cabelo mas parte dele, eu o tinha crespos e grossos, agora estão ondulados e finos. Brinco que eu queria ter cabelos menos crespos mas não precisava ser desta forma!!
Grande abraço!!

vendedor de ilusão disse...

Olá,
Passando para desejar uma ótima noite de sábado e um excelente domingo, sem deixar de externar minha admiração.
Abraços.

jvianei disse...

Sacanagem... pq o meu não veio assim??????? kkkkkkkk
Forte abraço Wilma

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

João, não veio para você não ter que gastar com chapinha.

brisa48@bol.com.br disse...

OLÁ
PASSANDO PARA CONHECER UM POUCO DO TEU BLOG. e AI ME DEPAREI ESTA ESTA POSTAGEM MUITO BOA.SE VC SENTIR VONTADE PODE ME SEGUIR. JÁ SOU SUA SEGUIDORA. GOSTO DE FAZER AMIZADE.AGUARDO SUA VISITA. FIM DE SEMANA SUPER ABENÇOADO.
ANA

Aninha disse...

Oi querida Wilma,não podia deixar de vir retribuir o carinho que sempre vc teve para com minha pessoas!!
Não muito bem vc sabe por isso ando ausente,mas presente no coração de vcs!!!
Minha linda que seu fim de semana seja de muitas bençãos!
Ah ótimo post,informação é tudo,bjus...
http://aninhavitoriosa.blogspot.com.br/

vendedor de ilusão disse...

Olá prezada e querida amiga, bom dia!
Passo para deixar meu abraço e votos de um maravilhoso final de semana. Aproveito para convidá-la ver o Prosas Poéticas que teve início ontem e vai até o dia 5 de outubro. Espero, como sempre, poder contar com seu prestígio honrando-me com sua visita.
Beijos e até mais!

Regina F.Murbach disse...

Boa tarde Wilma.Quero lhe agradecer por me visitar. Como vc pode notar também passei por uma mastectmia parcial, e também precisei fazer a retida do útero, ovários trompas, mas tudo bem, Deus foi generoso comigo e com todos os que passarm por isso. Sou grata pela cura que recebi. Gianni é lindo de qualquer jeito. Boa semana, um braço. Regina.

ONG ALERTA disse...

Beijo Lisette.

vendedor de ilusão disse...

Olá querida amiga,
Depois de longa ausência, bem sei, estou de volta para me deleitar com suas magníficas postagens, e aproveito pra lhe deixar, além do meu abraço, os votos de um final de semana esplendoroso.
Sejas feliz e até mais!

Ana disse...

Ola, estou passando pelo mesmo. Fez quantos ciclos de quimio?

Ana disse...

Ola, estou passando pelo mesmo. Fez quantos ciclos de quimio?

Ana disse...

Ola, estou passando pelo mesmo. Fez quantos ciclos de quimio?

Ana disse...

Ola, estou passando pelo mesmo. Fez quantos ciclos de quimio?

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Oi Ana eu fiz oito ciclos em 2010.
Quimioterapia Neoadjuvante, ou eja antes de operar.
Fiz Mastectomia Total da Mama após a quimio.
Graças ao bom Deus, tudo isso é passado, meu cabelo já cresceu.
Enrrolado como do Giane.
Já pintei, cortei, fiz progressiva, enfimtudo e mais um pouco.
Agora ele está igualzinho como era antes. Fino, liso e pouco.
Ou seja tudo volta ao seu normal.
E dá vida.
Assim será também contigo.
Um Forte abraço Wilma

Anônimo disse...

Passei por todo esse processo,parto agora para minha reconstrução,colocar um peitinho lindinho para chifrar meu marido,que me colocou um par de chifre,enquanto fazia radioterapia.Jà avisei a ele,que ele será aquele Ricardo...

Anônimo disse...

Passei por todo esse processo,parto agora para minha reconstrução,colocar um peitinho lindinho para chifrar meu marido,que me colocou um par de chifre,enquanto fazia radioterapia.Jà avisei a ele,que ele será aquele Ricardo...

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Pavorou Anonima Querida!!!!!!
Seus peitinhos irão ficar lindos, até mais do que antes.
Estou nesse processo de reconstrução e tenho gostado muito do resultado.
Quanto ao par de Chifres.... Problema dele não te merece com ou sem peito. Esqueça-o.
Beijos Wilma

Anônimo disse...

A minha mãe fez tratamento da quimioterapia contra o câncer o cabelo dela nasceu,mais passou uns dias cai nois já procura dermatologista mais nao conseguiu descobri o aconteceu,gostaria de ajuda

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO