Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

6 de fevereiro de 2013

20 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE O CÂNCER


1. Câncer é uma palavra derivada do grego "karkinos"
2. Câncer não é uma doença única, mas um grupo de 200 doenças distintas, cada uma delas com suas próprias causas, história natural e tratamento.
3. O câncer é caracterizado por um crescimento autônomo, desordenado e incontrolado de células que ao alcançarem uma certa massa, comprimem, invadem e destroem os tecidos normais vizinhos.
4. Não se conhece a(s) causa(s) de aproximadamente 80% das ocorrências do câncer.
5. Os estudos epidemiológicos indicam que provavelmente os fatores ambientais são importantes na causa da maioria dos cânceres.
6. Na maioria dos carcinomas (ca epiteliais) as taxas de incidência aumentam constantemente com a idade. Isto se explica pelo efeito cumulativo da exposição a diferentes tipos de carcinógenos.
7. O câncer ocorre a qualquer idade, porem é mais freqüente em pessoas de idade avançada.
8. Em alguns tipos de tumores a incidência é maior em crianças e jovens. Em leucemias a maior incidência ocorre nos primeiros 4 anos de vida e tumores de testículo são mais comuns entre os 20-24 anos.
9. Tabagismo e o Câncer.
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) revelou que cerca de 70% das pessoas que passam pela unidade para tratamento de tumores de bexiga possuem histórico de tabagismo, que é um dos principais fatores de risco para a doença. Segundo os dados ligados ao tabagismo, um em cada sete pacientes do Icesp com câncer de bexiga informaram aos médicos que fumam ou que já fumaram, sendo esse um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.A pesquisa apontou também que, do total de pacientes tratados com esse tipo de tumor, 50% chegam à unidade com diagnóstico tardio. O sinal clínico mais importante foi a presença de sangue na urina, que ocorreu como manifestação em 88% dos casos.
10. Exposição excessiva ao sol aumenta o risco de câncer da pele.
11. A cura do câncer é definida como a ausência de tumor após o tratamento, por um período de vida tão longo como o do aquele que não teve câncer.
12. O câncer não é uma desgraça social, uma punição divina ou um estigma pessoal.
13. Os oncologistas, com as novas tecnologias e tratamentos, hoje oferecem maior índice de cura respeitando a dignidade do ser humano, sua qualidade de vida e relacionamento familiar e social.
14. A cura do câncer geralmente depende de tratamento multidisciplinar.
15. Os fatores ambientais (macro e micro) são responsáveis por 80% dos tumores malignos, e os fatores endógenos e genéticos responsáveis pelos outros 20%.
16. A América Latina tem alta incidência de tumores associados com a pobreza (colo do útero e estômago, por exemplo).
17. Os dados de mortalidade mostram que os tumores malignos ocupam os primeiros lugares em todos os países, e a tendência é de aumentar na faixa etária de 45-65 anos.
18. A faixa de mortalidade por câncer é maior entre as mulheres do que nos homens em todos os paises, numa faixa etária de 30 a 64 anos. Isto se explica pela alta incidência de colo de útero e mama.
19. A esmagadora maioria dos tipos de câncer, se diagnosticados em tempo e tratados corretamente, têm cura.
20. As crianças toleram e respondem melhor ao tratamento oncológico.
21. Os pacientes com câncer podem encontrar certo conforto na legislação brasileira. O leque de direitos de pessoas portadoras de câncer,  procura garantir assistência integral tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como pelos planos de assistência médica.
Desse modo, a lei assegura que o paciente tenha acesso a todos os mecanismos - procedimentos, medicamentos e equipamentos - necessários à manutenção de sua vida e de sua saúde, não somente de forma curativa, mas preventiva também. [08]
Além da assistência integral existem outros direitos não atrelados diretamente à saúde, tais como: aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, amparo assistencial, levantamento do FGTS, do PIS e do PASEP, isenção de imposto de renda na aposentadoria, isenção de ICMS, IPI, IPVA na compra de veículos adaptados, cirurgia de reconstituição mamária, quitação de financiamento imobiliário, processo judicial prioritário, transporte, hospedagem e alimentação durante tratamento fora do domicílio.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/18832/o-direito-dos-pacientes-com-cancer-ao-fornecimento-de-medicamentos-pelo-sus/2#ixzz2KAYZcwHd

No final dos anos 1970, a escritora norte-americana Susan Sontag (1933-2004) escreveu um ensaio, intitulado “A Doença como Metáfora”, no qual analisava mitos e tabus envolvendo o câncer. Na época, a doença era considerada uma sentença de morte e, não raro, associada a uma punição divina para uma vida de pecados – da mesma forma como seria a Aids, na década seguinte – ou resultado de emoções reprimidas pelo doente.
Nas três últimas décadas, avanços na medicina mudaram o modo como as pessoas veem o câncer, antes envolto em mitos e estigmas sociais. Contribuiu para isso a exposição de casos da doença em pessoas famosas.
O drama dos doentes ganhou rostos conhecidos quando políticos, artistas, atletas e outras figuras públicas revelaram sofrer da enfermidade
Os tumores não diferenciam homens ou mulheres, jovens ou velhos, negros ou brancos, ricos ou pobres, famosos ou pessoas comuns. Qualquer um pode ser vítima da moléstia. Hoje, apesar de a cura universal ser um desafio para os cientistas, há novas formas de tratamento que diminuem o sofrimento dos pacientes.
A doença é conhecida desde a Antiguidade, mas os números de casos começaram a aumentar e chamar a atenção dos governos nos anos 1970, por conta do aumento de cânceres provocados pelo envelhecimento da população e a maior exposição a fatores externos de risco.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é uma das principais causas de mortes no mundo, sobretudo em países em desenvolvimento. No Brasil, as mortes só são superadas por doenças do coração e por causas violentas (acidentes de trânsito e homicídios). Estima-se que 30% das mortes por câncer poderiam ser evitadas com a mudança de costumes, como parar de fumar e manter uma alimentação mais saudável
O câncer deixou de ser um estigma social, cuja mera menção da palavra era evitada entre as famílias e até ocultada do próprio paciente.
Ainda que não haja como erradicá-la, dadas a diversidade e complexidade do mal, o homem passou a enxergar a doença por trás do mito,  deixou-se de ver o câncer como “uma maldição, um castigo, uma vergonha”, para vê-lo “apenas como uma doença, uma doença muito grave, mas apenas uma doença”.
 
Fonte.:  http://www.45graus.com.br
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/cancer-a-doenca-por-tras-do-mito.htm

10 comentários:

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite amiga !
Muito bom esse seu post,vc criou com ele uma sincronia que valeu uma sintonia,muito atual,instrutivo seu post de hoje,um aprendizado para quem ler ...
bjs de boa noite !!!!!

Bloguinho da Zizi disse...

Quantas coisas ainda pra se saber sobre esta doença.
Quanto caminho até que algum ser iluminado descubra a cura completa do câncer.
Grata por compartilhar.

Beijnhos

Amanda Porto Abranches Almeida disse...

Informações sempre são bem vindas!!! Um beijo, minha querida!!!!

chica disse...

Já que ainda estamos esperando a CURA, saber mais e entender, nos informar faz muito bem! beijos,tudo de bom,chica

Angela Fonseca disse...

Informação nunca é demais. Faz a diferença entre a vida e a morte. Grata por compartilhar sempre! Beijos, Angela
Saudades de você!!!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Conhecer
é a melhor
forma de lidar
ou ajudar
os que se
relacionam
com este
problema.

Que em teu coração,
a alegria faça morada...

Bloguinho da Zizi disse...

Voltei pra agradecer o seu comentário no Bloguinho. Poesia pura e madura.

Beijinhos

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia minha linda!!!!
Vim desejar um feliz feriadão ...
Deixo bjs carnavalescos !!!!!!

Deivid Marques disse...

Meninas, mais uma vez agradeço! Meu companheiro e amigo ja esta na terceira químio com taxol e o único efeito colateral ate agora foi a alopecia e dores nas pernas! Esta recebendo a dose máxima permitida e seu pulmão ja esta melhor!!! As faltas de ar nao existem mais!!
Mesmo morando longe, estou presente nas químio e tento trazer conforto ! Faço isso por amor a ele.
Bjs!!!

Cristina disse...

Informação é tudo. É através dela que o estigma diminui, mas há muito que falar, pois ainda o câncer carrega um peso, um estigma sim para muitos. Lidei com isso quando estava me tratando. Muitas pessoas nos olham com aquele olhar que diz coitada tá com câncer vai morrer....a falta de informação é grande. Ótimo seu post, traz verdades, esperanças...Bjsss minha amiga e fique com Deus!!!!

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO