Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

5 de março de 2013

Análise do DNA de tumores pode ajudar médicos a tratar câncer

Pela primeira vez no Brasil, equipamento que possibilita o sequenciamento do genoma de células cancerígenas é utilizado para tratar um paciente.

Em estudo inédito no Brasil, médicos de São Paulo analisam o DNA de tumores para entender e tratar a origem da doença. Um equipamento novo procura em questão de horas a origem da doença, ele faz o sequenciamento do genoma das células cancerígenas. O primeiro paciente a passar pela técnica é um jovem advogado vítima do câncer desde o ano passado.
A luta de Alexandre é contra o tempo. Aos 26 anos, ele recebeu um diagnóstico assustador: estava com um câncer raro, de nome complicado e agressividade alta. O tumor desmoplásico de pequenas células redondas ataca os órgãos do abdômen.
Alexandre está se tratando no Hospital A.C.Camargo, em São Paulo, um dos maiores centros de pesquisa do país sobre a doença. “Fiz a cirurgia, depois de ter feito seis ciclos de quimioterapia. Depois da cirurgia, um mês para me recuperar, fiz a radioterapia”, conta.
Para tentar evitar a recidiva, que é como se chama a volta do tumor, os médicos recorreram ao que há de mais moderno no combate ao câncer: buscar a origem do problema por meio do sequenciamento do genoma das células cancerígenas. É uma espécie de raio-X do DNA, o conjunto de moléculas que carrega as informações genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento do organismo humano.
“O Alexandre teve um tumor muito raro, que acomete crianças, adolescentes ou adultos jovens e que tem a biologia molecular pouco conhecida, daí a importância de fazer o sequenciamento para ver se encontramos um segredo, algo novo”, explica o cirurgião oncologista Ademar Lopes.
O primeiro sequenciamento do genoma humano levou dez anos para ser concluído e foi publicado em 2001. Hoje, graças à evolução da tecnologia na área da biologia molecular, já é possível fazer todo esse processo em apenas quatro horas com um aparelho. Pela primeira vez no Brasil, o equipamento está sendo usado para tratar um paciente. Ele está sequenciando o genoma das células do tumor do Alexandre.
Os médicos retiram uma amostra de sangue, que em seguida é processada em laboratório. Os geneticistas separam o DNA e amostras do tumor passam pelo mesmo processo. O DNA preparado é colocado em uma placa eletrônica e o chip vai para a máquina, que faz o sequenciamento. É a partir daí que os geneticistas procuram as mutações celulares que provocaram o câncer e um remédio para aquele problema.
“Na verdade você está personalizando a medicina. Ela vai possibilitar um tratamento mais específico”, explica a diretora do laboratório de genômica Dirce Carraro.

4 comentários:

Aninha disse...

Que Deus abençoe cada vez mais os cientistas,para que chegue a cura contra esse mal que acomete milhões de pessoas pelo mundo,inclusive EU!!!
Querida Wilma maravilha de informação!!
Bjus querida fica com Deus!

Angela Fonseca disse...

Mais uma vitória dos pesquisadores brasileiros. Até que se torne prática rotineira, para "individualizar o tratamento", como dizem os especialistas, inclusive no serviço público de saúde, ainda leva um tempo. mas tempo é o que menos importa no caso do câncer. Queremos armas mais eficazes e menos agressivas e a possibilidade de ter esperança. Obrigada pr divulgar, sempre! Beijos, Angela
http://noticiasdacozinha.blogspot.com

Regina Rozenbaum disse...

Êêêba...mais uma boa notícia no combate a esse caranguejo dusinfernu. Hoje tô muito boa não...um irmigo (45 anos)foi diagnosticado com ca de pâncreas. Nem preciso dizer do choque de todos nós e da família, pq esse moço é daqueles super disciplinado com a saúde etc e tal...enfim,bora garrar em mais uma luta.
Ah Wilma não deixe de ler a segunda parte do Mi ne volas,ok? Vc já adivinhou né mesmo?! Minina isperta dimais da conta sÔ!rsrs
Beijuuss

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite amada !!!
Boas noticias que nos dar um fio de esperança...

Lendo sobre esse dia vejo tantos exemplos que indicam quem é a mulher num todo.Se não bastam esses exemplos para mostrar o quão forte é você como mulher,por favor ,aproveite esse dia ,olhe para si mesma e se veja,que a força faz parte da sua natureza,ela está ai bem dentro de você.
V*I*V*A****A****M*U*L*H*E*R*******

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO