Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

19 de março de 2013

Pare de desconfiar do seu médico após a consulta!

Pesquisa mapeia as principais situações em que a conduta clínica desagrada os pacientes
Qual o principal indicador de que sua consulta médica foi boa: a duração? A disponibilidade do profissional? Para muitas pessoas, a consulta médica só pode ser considerada um sucesso quando o médico solicita diversos exames e prescreve medicamentos. "Do contrário, muitos pacientes já saem da clínica com o telefone nas mãos para agendar outra consulta ou até tomam medicamentos por conta própria", afirma o clínico-geral Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio-Libanês. Excluindo-se casos em que o especialista não é, de fato, qualificado, o resultado disso é o aumento dos custos com a saúde e perda de tempo.

A partir deste cenário, o National Physicians Alliance, nos Estados Unidos, conduziu um estudo com o objetivo de identificar procedimentos clínicos dispensáveis, tornando essas informações públicas para médicos e pacientes. As recomendações listadas foram testadas por 255 médicos e os resultados, publicados no Archives of Internal Medicine.

No Dia do Médico, especialistas brasileiros comentam os principais tópicos analisados pelos pesquisadores e explicam o que está por trás das conclusões. Use a lista na sua próxima consulta e evite desconfianças fora de hora.
  • Criança com dor de garganta - Foto Getty Images
  • Radiografia - Foto Getty Images
  • Mulher segurando cartelas de remédio - Foto Getty Images
  • Homem fazendo eletrocardiograma - Foto Getty Images
  • Jovem no ginecologista - Foto Getty Images
  • Criança com infecção de ouvido - Foto Getty Images
  • Exame de urina - Foto Getty Images
  • Criança com asma - Foto Getty Images
1 de 8
Criança com dor de garganta - Foto Getty Images

Recomendação 1: Dispensar antibióticos para dor de garganta ou sinusite leve e moderada

"Antibióticos são medicamentos que têm poder de ação contra bactérias e a maioria das dores de garganta e sinusites são desencadeada por agentes virais, o que torna seu uso desnecessário", afirma o pediatra Sulim Abramovici, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. De acordo com o especialista, um bom exame clínico e o acompanhamento do paciente já dão indícios do tipo de infecção ao qual o paciente está exposto. O mau uso de antibióticos faz com que aconteça uma seleção natural de bactérias mais fortes no organismo, favorecendo infecções mais graves.
Radiografia - Foto Getty Images

Recomendação 2: Não pedir exames radiografias para reafirmar o diagnóstico

Embora a prevenção seja sempre a melhor saída, o slogan também tem suas exceções. Uma delas é em relação a exames do tipo radiológico. "Se o paciente não apresenta fatores de risco que indiquem a possibilidade de problemas, ele poderá ser exposto à radiação do exame gratuitamente", afirma o clínico-geral André Negrão, do Hospital e Maternidade São Luiz. O procedimento é bastante comum em casos de lesões na cabeça de crianças e dores nas costas. Entretanto, cabe ao médico avaliar se houve queda, durante quanto tempo o paciente tem apresentado aquele sintoma, entre outras características, para determinar se o risco do exame é fundamental para o diagnóstico ou se apenas faz parte da chamada "medicina defensiva".
Mulher segurando cartelas de remédio - Foto Getty Images

Recomendação 3: Sair da consulta sem prescrição e medicamentos

Muitos problemas de saúde podem ser contornados somente com repouso, alimentação saudável e a ação do sistema imunológico. Mas muitos pacientes não se conformam em sair de uma consulta sem receita para comprar medicação. Resultado: vão direto á farmácia em busca de fórmulas que podem ser adquiridas sem controle. De acordo com o clínico-geral Alfredo, medicamentos para gripe e tosse, por exemplo, vendidos sem a exigência de receita médica não são eficazes. Isso porque a maioria dos problemas que envolvem as vias respiratórias é limitada, dispensando o uso dessas drogas que costumam ser sedativos, anti-inflamatórios ou vasoconstritores. Há ainda o perigo de efeitos colaterais. Por isso, siga as instruções passadas pelo profissional.
Homem fazendo eletrocardiograma - Foto Getty Images

Recomendação 4: Isentar pacientes cardíacos de baixo risco da realização de eletrocardiograma

"O eletrocardiograma é uma fotografia e não um filme, ou seja, mostra a atividade elétrica do coração no momento do exame", explica o clínico-geral André. Assim, a chance deste exame apontar algum problema em um paciente sem histórico familiar e que passou alguns minutos sentado na sala de espera e que está, portanto, relaxado é mínima. O quadro muda apenas quando o paciente apresenta fatores de risco ou vai ao médico com dor no peito.
Jovem no ginecologista - Foto Getty Images

Recomendação 5: Livrar jovens até 21 anos ou mulheres que fizeram histerectomia do papanicolau

O papanicolau é um exame ginecológico realizado para prevenir o câncer de colo do útero. A medicina baseada em evidências mostra, entretanto, que o risco de uma jovem ter câncer de colo de útero é extremamente baixa. "A não ser que ela tenha histórico familiar da doença ou uma vida sexual bastante ativa e com diferentes parceiros, portanto, o exame acaba sendo dispensável", afirma o clínico-geral Alfredo. O papanicolau também não precisa ser solicitado para mulheres que passaram pela cirurgia de histerectomia ou retirada do útero por motivos óbvios, mas muitas vezes entra na lista de exames solicitados pelo médico.
Criança com infecção de ouvido - Foto Getty Images

Recomendação 6: tratar uma infecção de ouvido infantil em estágio inicial

"Infecções de ouvido com secreção são extremamente comuns em crianças e costumam se resolver sozinhas", afirma Sulim. O ideal é acompanhar o caso criteriosamente antes de indicar antibióticos ou intervenções cirúrgicas, que incluem a colocação de um tubo de drenagem.
Exame de urina - Foto Getty Images

Recomendação 7: Controlar pedidos de exame de urina em adultos saudáveis sem sintomas

Segundo o clínico-médico André, um dos problemas que tem apresentado cada vez mais resistência aos tratamentos disponíveis é a infecção urinária. "Isso porque, muitas vezes, exames de urina de adultos saudáveis e sem sintomas acusam a presença de uma bactéria típica da flora intestinal e conhecida por gerar infecções", explica. Isso não indica, necessariamente, um problema. É comum a bactéria estar presente na urina sem, com isso, estar agredindo nosso organismo. Mesmo assim, muitos profissionais acabam receitando antibióticos, fazendo com que haja seleção de bactérias mais fortes.
Criança com asma - Foto Getty Images

Recomendação 8: Receitar bombinhas de asma com corticoesteroides

Apesar do medo da população em relação às bombinhas de asma, elas são fundamentais para prevenir crises da doença. "A correta prescrição e o uso da terapia inalatória reduz e muito as visitas aos serviços de prontos-socorros", explica Sulim. Casos recorrentes de asma pedem o uso de bombinhas para controlar a crise.
Fonte.:  WWW.MINHAVIDA.COM.BR  POR lAURA tAVARES
 
 
 
 

10 comentários:

Angela Fonseca disse...

Já repassei o texto para o médico com quem eu trabalho. Para que ele fique sabendo que alguns clientes são resistentes às recomendações. Na minha modesta opinião, quando você faz o pacto com um médico que cuidará de você, tem que estar implícito que haverá confiança e abertura ao diálogo médico-paciente o tempo todo. Senão, melhor procurar outro até que essa relação de confiança se estabeleça. Medicina não é ciência exata e médicos não são deuses. Erros podem ocorrer e a gente sabe que há profissionais que se julgam entidades divinas, acima de qualquer equívoco; pairam acima do bem e do mal. Por isso, uma dica boa é: se o seu médico estiver disposto a discutir com você as alternativas do tratamento e esclarecer todas as suas dúvidas e, ainda, não tiver aquela postura física de 'eu sei tudo', nesse você pode confiar. Afinal, é a nossa saúde que está em jogo. Beijinhos, Angela
http://noticiasdacozinha.blogspot.com

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Angela, concordo plenamente com você, essa relação não sobrevive se não existe empatia.

Severa Cabral(escritora) disse...

BELO AMANHECER MINHA QUERIDA !
GOSTO MUITO DE VIM AQUI,POIS TEMOS TANTOS ENSINAMENTOS PARA APRENDERMOS,VERDADEIRA AULA,NOS DEIXA SEMPRE UMA GRANDE MENSAGEM ...
BJS MINHA FLOR !

Severa Cabral(escritora) disse...

Folhas de Outono está aqui,para ler mais uma postagem que escreves com maestria e aproveito para parabenizar o dia do Blogueiro,então nada mais justo do que vir até aqui para parabenizá-los.
Que continuemos, por muitos e muitos anos,
colaborando com uma Blogosfera ética,
sem plágio e unida.
Um viva pra você e um viva pra todos nós !!!!

✿ chica disse...

Nessa relação a confiança deve estar presente sempre. Além dela , pra mim, o olho no olho, ver verdade, acreditar, confiar e ver no médico um amigo! beijos,tudo de bom,chica

Regina Rozenbaum disse...

Angelinha disse tudo e sabemos,todos, que passa beeem e somente por aí: transferência positiva, confiança e a-ber-tu-ra para o diálogo sincero.
Beijuuss

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Entre todas as palavras
que existem,
as que ensinam
e cuidam
são para mim
as mais valiosas.

Que haja em ti sempre
um sorriso,
para enfeitar de beleza a vida.

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite amiga doce!!!!
Feliz Páscoa!
Que Deus o abençoe nesta Páscoa, e que essa benção dure o ano todo. Que Deus te dê toda a fé que ainda falta para tornar todos os seus sonhos em realidade. Que a sua sabedoria e amor estejam sempre presentes para guiá-lo em seu caminho. Que a luz de Cristo brilhe todos os dias para inspirar sua vida. Que esta seja uma páscoa cheia de bênçãos, com muita fé e alegria.
Bjs com recheio de carinho !!!!!

ONG ALERTA disse...

Confiar éntudo!
Uma Páscoa iluminada beijo Lisette.

Aninha disse...

Oiiie!!!
Saudadees menina de vc,tudo bm,espero que sim!!
Amada não podia deixar de passar aqui e desejar-lhe uma páscoa abençoada junto aos seus!Eu continuo na luta contra a doença do século,estou tomando uma quimio oral que tem uns efeitos colaterais terríveis,mas confio no Senhor que tudo isso vai passar,e tenho certeza que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!!
Abraços querida fica com Deuds!
Aninha *-*

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO