Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

20 de novembro de 2012

Caminhada ajuda a combater fadiga decorrente do tratamento do câncer


Praia da Tabatinda Caraguatatuba-SP
 

 
Um efeito colateral comum do tratamento de um câncer é a fadiga. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, entre 72 e 95% dos pacientes são afetados por esse cansaço extremo que pode resultar na diminuição significativa da qualidade de vida. Entretanto, uma nova análise de 38 estudos descobriu que exercícios leves, como a caminhada, podem ser a solução para indivíduos neste estado. A descoberta foi publicada online no dia 14 de novembro no periódico Cochrane Library.
Para a pesquisa, foi comparado o estado de saúde de mais de 2.600 pessoas com fadiga decorrente do câncer que seguiam ou não um programa de exercícios. A maioria dos participantes eram mulheres vítimas do câncer de mama e as atividades mais praticadas foram caminhada, bicicleta, musculação e ioga. A frequência variou de duas vezes por semana até exercícios diários e em sessões que iam de 10 minutos a duas horas.
Os resultados mostraram que, apesar da tendência natural da pessoa de ficar parada quando está cansada, exercícios se mostraram eficazes no combate à fadiga. Mas os especialistas da University of the West of England, no Reino Unido, alertam que, pela fragilidade dos pacientes, é fundamental ter acompanhamento profissional para respeitar os limites do corpo. Além disso, alguns tipos de câncer afetam a capacidade das células de transportar oxigênio, sendo melhor praticar atividades não aeróbicas.
Como regra geral, os pesquisadores recomendam atividades leves e curtas, como caminhadas de 20 minutos duas vezes ao dia. Além da prática de exercícios, estudos anteriores apontaram que o aconselhamento nutricional e a acupuntura podem ser eficazes no combate à fadiga durante e após o tratamento do câncer.


Dicas de nutrição para pacientes em tratamento do câncer

Cultivar uma dieta balanceada também ajuda na recuperação do paciente em tratamento do câncer. O problema é que essa fase é marcada por enjoos e inapetência, principalmente durante a quimioterapia. Confira dicas para conseguir se alimentar adequadamente mesmo com essas alterações.
PaladarCom a redução da salivação e a percepção do gosto dos alimentos decorrente do tratamento do câncer, o paciente tem o paladar prejudicado e pode ter menos vontade de comer. Por isso, enxague a boca antes da refeição e inclua ervas naturais nos pratos.
CardápioO risco de desnutrição no paciente com câncer é bastante alto, sendo essencial recorrer a um nutricionista qualificado que possa elaborar um cardápio nutritivo. Explique ao profissional as suas preferências para tornar as refeições mais prazerosas.
SuplementaçãoA suplementação é necessária em alguns casos, mas a única pessoa que pode indicar o uso dessas cápsulas é o nutricionista. Realize os exames solicitados na data pedida para identificar os problemas precocemente.
Refeições fracionadasPara quem não tem fome, é mais fácil comer pouco várias vezes ao dia do que comer muito de uma só vez. Na verdade, fracionar as refeições é uma recomendação geral dos nutricionistas, já que isso mantém o metabolismo sempre funcionando.
Exercícios leves como bicicleta e ioga também são recomendados

8 comentários:

Sonia disse...

Coincidentemente fui ao meu oncologista hoje para consulta de rotina e a recomendação dele foi para que voltasse a caminhar para combater a fadiga e para perder os 2 kg que engordei. Nada é por acaso, não?
Volto a caminhar amanhã, com certeza.
Abraço.
Sonia

✿ chica disse...

Ótima dica e a caminhada é sempre uma boa amiga... beijos,tudo de bom,chica e lindo dia!

Angela Fonseca disse...

Para mim não é sacrifício: apesar de não termos uma bela praia para caminhar prazerosamente, olhando para a natureza, adoro andar, andar muito. Raramente uso transporte público e, como não dirijo, vivo perambulando por aí. O corpo não pode parar, NUNCA! Beijinhos, Angela
http://noticiasdacozinha.blogspot.com

Regina Rozenbaum disse...

Caminhando e cantando e espantando a fadiga e outras cositas más, né?!
Beijuuss

Bloguinho da Zizi disse...

A caminhada parecer ser uma cura para muitos males. Acredito que seja até por conta de ser um momento de introspecção. Aprendi que caminhar é uma maneira de meditar. E meditar faz com que o oxigênio circule melhor pelo cérebro.
Tem tudo a ver, em qualquer momento.

Beijinhos

vendedor de ilusão disse...

A saudade me trouxe! Bom fim de semana pra você, minha prezada amiga.
Beijos.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Mesmo diante
da dor,
a vida encontra
meios
de semear
a esperança
com ensinamentos
que inspiram
o milagre
de viver.

Que amar seja para ti
o objetivo de cada instante.

Cristina disse...

Sabe Wilma eu antes do ca não gostava muito de caminhar, depois de tudo e da fratura agora caminho todos os dias, aprendi a dar valor a maravilha que é poder andar. Só tem me feito bem, apesar de não ter uma paisagem como a sua rs... eu amoooooooo caminhar. Até a depressão melhorou. Um grande abraço!!!

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO