Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

30 de março de 2011

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME, AFFF!!!!

Médicos indicam drogas anticâncer para saudáveis.

Quimioprevenção é defendida para quem tem alto risco de manifestar a doença
Especialistas brasileiros questionam uso em larga escala desses remédios, que causam vários efeitos colaterais
Um grupo de oncologistas dos EUA e da Europa está defendendo a quimioprevenção, que é o uso de remédios para câncer em pessoas saudáveis, mas com alto risco de desenvolver a doença.
Em um consenso internacional coordenado pelo epidemiologista Jack Cuzick, do centro de pesquisas em câncer do Reino Unido, médicos e pesquisadores afirmam que remédios hormonais são eficazes na redução do risco de câncer de mama, mas pouco utilizados.

Um desses remédios é o tamoxifeno, que bloqueia os receptores de estrógeno na mama. Ele já foi bem pesquisado para a prevenção, e seu uso nesse contexto foi aprovado pelo órgão regulador de medicamentos dos EUA, o FDA, mas não pela Anvisa.
"A indicação pode ser feita individualmente pelo médico, mas a maioria não faz", diz o oncologista Auro del Giglio, da faculdade de medicina do ABC e do hospital Albert Einstein.
Isso porque, segundo Giglio, o remédio pode aumentar o risco de trombose e câncer de útero. "E, embora as pesquisas mostrem que o remédio diminui casos de câncer, não indicam se ele faz a mulher viver mais tempo e ter qualidade de vida."
A indicação da droga costuma ser feita para casos de alto risco, mas há tentativas de estender esse uso. O mastologista José Roberto Filassi, do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) acredita que há interesses comerciais por trás.
"Há um estudo sobre o uso preventivo de outro tipo de droga hormonal para câncer que deve ser publicado em 2012. São os inibidores de aromatase, que impedem a formação de estrógeno. Pode haver interesse dos fabricantes, porque esses remédios estão perdendo a patente."
Em artigo publicado no periódico "Lancet Oncology", os principais autores do consenso declaram conflitos de interesse. Eles receberam patrocínio da Astra Zeneca, Novartis e Eli Lilly, que fabricam inibidores de aromatase.

POLÊMICA

Em outro artigo publicado na revista "Nature", Michael Sporn, professor de farmacologia da faculdade de medicina Dartmouth (EUA), sugere que o uso preventivo de remédios para câncer pode se tornar tão comum quanto o de estatinas para evitar doença de coração.
As estatinas diminuem o colesterol, fator de risco para infartos. Os remédios hormonais reduzem ou bloqueiam o estrógeno. Em 70% dos casos de câncer de mama, o aumento desse hormônio no tecido mamário está associado ao desenvolvimento da doença.
"É preciso diferenciar as coisas. O colesterol pode ser medido objetivamente. O risco de câncer de mama não, é só uma projeção a partir de dados clínicos. E mesmo assim, ter maior risco não significa que você vai desenvolver a doença", diz a coordenadora de oncologia clínica do Icesp, Pilar Estevez.
Além de a definição de "risco" ser problemática, Estevez questiona o uso de remédio por pessoas que não estão doentes.
"Se ela tiver complicações por causa do remédio, trocou uma probabilidade de doença por problemas induzidos pelo medicamento."
Fonte.:
IARA BIDERMAN de São Paulo

10 comentários:

Marina da Silva disse...

Wilma,
Que imagem sinistra! Quase me vi nela. he, he, he. Eu diria surreal, imoral e o escambal sobre dar remédios para pessoas saudáveis (na impossibilidade de um palavrão)! Não é o Ministério da Saúde que faz advertências sérias sobre a automedicação? Lembrei-me da polêmica que deu quando tentaram vender vitaminas a torto e direito para crianças usando a "Turma da Mônica". Eu acho o tamox (inibidor de estrogênio) e inibidores de aromatase importantes como tratamento complementar (adjuvante) assim como a quimio, radio para quem está às voltas com o câncer. Eu usei Tamoxifeno por 5 anos (te devo um post sobre isto) e a coisa não é tão insípida, incolor, inodora e inócua como os laboratórios querem vender! Temos que replicar o máximo possível este post seu! Abç. Marina

Angela Fonseca disse...

Concordo que os riscos dos remédios para câncer são inúmeros - aí incluída a quimoterapia injetável - e há que avaliar cada caso, porque esta é, também, uma doença individualizada, enquanto as prescrições são feitas com base em estatísticas. O fato de uma mulher já ter sido acometida por um ca de mama a predispõe, estatisticamente, à doença na mama contralateral, o que não quer dizer, necessariamente, que isso acontecerá. Muitos outros fatores estão envolvidos e os médicos precisam reconhecer que eles mesmo sabem quase nada sobre o câncer. Além disso, a paciente deve ser ouvida e sua decisão respeitada, até porque estes medicamentos não garantem nada, apenas demonstram funcionar em um número estatisticamente significativo de mulheres - entre 50 e 70% em diferentes estudos. Afinal, como toda quimioterapia, a oral também traz ônus para quem a usa.
Agora, outra coisa completamente diferente é usar medicamentos, ou, até mesmo fazer cirurgias PREVENTIVAMENTE (?!?!). E é preciso ainda mais cuidado quando se trata de saúde pública, porque é mais 'barato' extirpar um órgão do que tratá-lo. Câncer é doença crônica. Profissional sério não fala em cura, e, sim, em remissão. Agora, REMISSÃO pode ser por pouco meses, como também por uma vida inteira. Qual a explicação? Quem banca a garantia?
O tamoxifeno é um remédio com muitos anos de pesquisa e acompanhamento. Pode ser confiável, sem ser panacéia. Os inibidores de aromatase são mais recentes e apresentam-se como alternativa para mulheres que têm efeitos colaterais importantes com o tamoxifeno. Em alguns casos, o médico poderá prescrever os dois em combinação (uma terapia chamada ATAC - Arimidex and Tamoxifen alone or in combination): 2 anos de tamoxifeno e mais 3 de arimidex.
Eu tomo Tamoxifeno e tenho efeitos colaterais desagradáveis, inclusive dores musculares e degeneração óssea leve. No meu caso é vantajoso, em termos de custo-benefício, porque não tenho útero e não tenho história familiar de tromboses e AVCs. Por outro lado, sou positiva para todos os marcadores predisponentes. "Posso", então, me beneficiar.
Agora, vocês acreditam mesmo que seja tão simples assim?
Acho que os profissionais de saúde carecem de um pouco mais de humildade, por ainda estarem diante de um grande desconhecido, e não serem tão reféns da indústria farmacêutica, que é quem paga a maioria das 'pesquisas', dirigindo os resultados para atender seus interesses comerciais e que, de quebra, seduz os médicos com presentes caros para nos impingirem seus produtos.
Acho que o mais importante para enfrentar uma doença como essa é gostarmos muito de nós mesmas e termos um forte dose de bom senso. Discutir, questionar (pressionar mesmo!) os profissionais de saúde que cuidam de nós, acompanhar as novidades em tratamento, utilizar os recursos disponíveis - exigi-los, se for o caso, porque são direito nosso! - manter o bom humor, corrigir hábitos de vida e... ter fé!
Wilma, me perdoe se me excedi no comentário, mas nesse assunto é necessário ser multiplicador, como você faz tão bem. Beijos, Angela
http://noticiasdacozinha.blogspot.com

Julliany kotona disse...

"Sorria,
Sempre nos momentos
de tristeza e angústia
Para que a alma não se acostume ao sofrimento,
não se cale em desespero,
e não adormeça eternamente
Sorria,
Para que a vida seja mais bela
Para que o amor seja mais forte e verdadeiro
Para que as flores e tudo mais possam fazer sentido
Sorria
Sempre que a vida parecer confusa
Para que as luzes possam brilhar,
e para que as respostas e soluções possam surgir,
para os problemas serem mais fáceis de serem resolvidos...
Sorria
Em todos os momentos da vida
Porque o sorriso é um remédio para
todas as dores, e um meio de se chegar
a completa e verdadeira Felicidade"!

Tenha um exelente fim de semana de muitas realizações bjos.

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

De forma alguma Angela, e acho que a Marina concorda comigo, esse é uma assunto importantíssimo, ontem mesmo eu ví matéria em rede nacional, incentivando as recentes pesquisas ditas preventivas, isso é muito sério.
Obrigada Meninas, a nossa voz tem poder.

Drica disse...

PASSANDO PRA AGRADECER O CARINHO NO MEU BLOG.
BOM FIM DE SEMANA!!!!!!!!!!!!!BJS

Regina Rozenbaum disse...

Bem, depois da sua postagem e das avaliações apropriadas - importantíssimas - da meninas, nada a declarar...
Beijuuss, amada, n.a.

O Baú do Xekim disse...

Oi minha miguxa, boa tarde.

Espero que estejas ótima.
Boa semana.
Beijinhos.

ONG ALERTA disse...

Esta é uma doença na qual ainda temos muito que aprender...remédios podem ajudar em alguma coisa e ter consequencias drásticas em outras, beijo Lisette.

Jú Carelli disse...

Olá Wilma...
Sou a sua mais nova seguidora...
Parabéns pelo Blog principalmente pelo teor informativo que você apresenta...
Fique com Deus e tenha uma ótima semana...
Beijinhos

Viviani disse...

passando pra deixar uma beijoka...e pode reaproveitar minha matéria sim...♥
boa semana....

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO