O estado de espírito é um importante coadjuvante para o bem-estar individual que em geral é pouco valorizado, embora a maioria das pessoas acreditem ter uma vida espiritual.
Algumas pessoas expressam a sua espiritualidade através da religião, o que pode ser observado nas orações e nos serviços religiosos. Mas essa não é a única forma. Para outras pessoas, a espiritualidade é a integração com a natureza e o universo. Para alguns, ela pode ser expressa pela música, meditação ou a arte.
O envolvimento religioso apresenta muitas áreas em comum com a espiritualidade. No entanto, a espiritualidade não está muito ligada à fé, mas sim à existência do espírito da alma.
Qualquer que seja a forma de expressão de seus sentimentos, a espiritualidade pode representar uma importante estratégia no combate à dor crônica. Com ela, as pessoas encontram paz e força para combater a dor e o estresse.
Espiritualidade e cicatrização
Vários estudos tentaram avaliar a importância da espiritualidade sobre a saúde. Após uma revisão de muitos desses trabalhos, pesquisadores da Georgetown University School of Medicine mostraram que mais de 80% desses estudos sugerem que crenças religiosas apresentam efeitos favoráveis. Os pesquisadores concluíram que pessoas que se consideram espirituais são mais saudáveis e vivem mais, melhoram de doenças mais rapidamente e com menos complicações, sofrem menos de depressão e vícios, têm pressão arterial menos elevada e lidam melhor com doenças graves, como as doenças cardiovasculares.
Em outro estudo, pesquisadores mostraram que entre um grupo de pacientes internados, a oração foi descrita como a segunda melhor forma de controlar a dor - atrás apenas dos analgésicos.
Ainda não se sabe exatamente como a espiritualidade afeta a saúde. Alguns especialistas atribuem os benefícios à expectativa dos pacientes, que sabidamente interfere no sistema imunológico. Outros acreditam que a maior responsável é a meditação, que reduz a tensão muscular e pode diminuir a freqüência cardíaca. Alguns apontam ainda para os vínculos sociais estabelecidos graças à vida espiritual.
Um importante ponto que deve ser sempre lembrado: embora a espiritualidade esteja associada a benefícios para a saúde, ela não cura. Pode ajudar a viver melhor, a amenizar os sintomas, mas os estudos não mostram que esteja relacionada com a cura das doenças. Deve-se ver a espiritualidade como uma ajuda, mas não um substituto para a medicina.
Como melhorar a vida espiritual
O primeiro passo é reconhecer quais atitudes, sentimentos, pessoas e circunstâncias interferem com a paz interior. Após identificar o que deixa você chateado, ansioso, nervoso ou estressado, é possível responder melhor.
Aprender a resolver os problemas pode ajudar a lidar melhor com as emoções e situações difíceis. Se descobrir que aquilo que deixa você chateado, ansioso, nervoso ou estressado está além do seu controle, é preciso reconhecer e não deixar se influenciar.
Muitas pessoas descobrem que falar abertamente com um analista, um líder religioso ou o médico ajuda a encontrar a paz interior. Outros métodos incluem técnicas de relaxamento, orações, trabalho voluntário, arte, música e um bom passeio.
Fonte:- Editora Responsável Dra. Elisabete Almeida - Lincx
Nenhum comentário:
Postar um comentário