Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

10 de agosto de 2010

ONDE HÁ FUMAÇA... HÁ CÂNCER

E Existem pessoas que  dizem:-
É eu fumo, mas quem está com câncer é você.
Com uma  sensível diferença, pelo menos para mim.
Esse aqui,  eu não procurei.
O título dessa matéria é ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ CÂNCER.
Poderia ser, onde  há ignorância também.

Um dos mais avançados centros de oncologia do continente, o Hospital do Câncer A.C.Camargo, de São Paulo, trata a doença com as armas mais poderosas que existem – incluindo a agressividade de suas campanhas de esclarecimento. Suas recentes campanhas de prevenção e de desmisti ficação do câncer – moléstia que só este ano deve afetar um milhão de brasileiros, de acordo com a estatística mais realista – procuram chamar a atenção para erros fatais que as pessoas cometem diante desse inimigo tão feroz e insidioso. Tomar sol sem proteção, por exemplo, pode causar o que os especialistas do hospital costumam chamar de “câncer da vaidade”.

Confiar em rezas e chazinhos pode conduzir ao que denominam de “câncer da crendice”. E há também o mais terrível e mais evitável de todos eles: o CÂNCER DE ESTUPIDEZ. Claro, você já adivinhou que estamos falando dos tumores malignos provocados pelo cigarro. Numa entrevista à revista ABCFARMA, o diretor clínico do Hospital do Câncer, o pneumo logista Daniel Deheinzelin, faz uma radiografia do mal causado pelo fumo – e das vantagens de não fumar ou parar de fumar.
A mensagem foi forte: justamente no mês das noivas, maio último, um anúncio da nova campanha do hospital trazia a imagem contra-luz de uma mulher soltando uma baforada com o título “Até que a morte nos separe”. Com o cigarro, não há meias palavras. Ou não se fuma – ou se agüenta as gravíssimas conseqüências. Segundo o dr. Daniel, 35% de todos os tumores malignos são provocados pelo cigarro. Aliás, os números do Hospital do Câncer demonstram que a maior parte dos tumores malignos poderia ser evitada: além daqueles causados diretamente pelo fumo, 15% são provocados pelo álcool e 10% por radiação, inclusive o sol. Outros 15% são produto de alterações genéticas – e no futuro também esses poderão ser prevenidos através de técnicas de engenharia genética. Mas indiscutivelmente não há nenhum fator cancerígeno e tão estúpido quanto o cigarro. Só para ficar no tipo de tumor mais diretamente relacionado ao fumo: dos 20.850 casos de câncer de pulmão previstos para 2001, só 5% dos casos são de pessoas que não fumam. Uma pessoa que fuma até os 70 anos de idade tem 1 chance em 5 de desenvolver um câncer de pulmão. Em outros números: um fumante tem de 30 a 60 vezes mais risco de ter câncer do que um não-fumante. Mas se o não-fumante vive em ambiente onde se fuma constantemente, seu risco aumenta de 2 a 8 vezes – o chamado fumo passivo é um fator de risco bastante forte.
UM VÍCIO PRECOCE
Em suma: só mesmo um estúpido – como insinua o mote da campanha – poderia ignorar o mal que o cigarro faz (isso sem falar em outras doenças além do câncer, como infarto, derrames, impotência, enfizema pulmonar etc). Por que então as pessoas ainda fumam? Pior: por que tantos adolescentes estão começando a fumar tão cedo? Segundo o dr. Daniel, não adianta apenas dizer ao fumante que o cigarro faz mal. Ele sabe disso, mais do que ninguém. O problema foi ter começado a fumar, pela força da propaganda – e aí é difícil, muito difícil, parar. “Tantas informações terríveis sobre o cigarro não tem poder de mudar o hábito do fumo”, lamenta ele. E não é para menos. O cigarro contém algumas das substâncias mais viciantes conhecidas pelo homem – sobretudo a nicotina. Em seu trabalho na Casa de Detenção, o dr. Dráuzio Varela costuma atender detentos com problemas pulmonares que cheiram cocaína, fumam crack e...cigarros. É dever do médico tentar convencer esses pacientes a parar com todos esses hábitos.
Um mês depois, o médico volta a ser encontrar com o doente prisioneiro. E é comum ouvir lamentos deste tipo: “Dr., consegui parar com a cocaína, estou quase deixando o crack. Mas o cigarro que está pegando...”. Isso só demonstra o poder de causar dependência que o cigarro tem. Daí a propaganda das indústrias de tabaco.
O alvo principal das publicidades de cigarro são jovens entre 15 e 20 anos e ex-fumantes – que têm potencial para voltar ao vício durante pelo menos nove anos após abandonar o cigarro. Não é à toa que o Ministério da Saúde tem feito uma campanha vigorosa contra a propaganda de cigarro, não apenas banindo a veiculação de mensagens na TV como exigindo que os fabricantes alertem para os perigos do fumo nas próprias embalagens dos cigarros. Parar de fumar, porém, é sempre um problema de foro íntimo e de força de vontade.
UM VÍCIO INSTANTÂNEO
É certo que as pessoas que começam a fumar têm plena consciência dos malefícios do fumo, mas nem sempre têm idéia de que o hábito vicia tanto – e tão rapidamente. “Não vou ficar viciado”, costumam dizer os novatos. Mas, segundo o dr. Daniel, a dependência é desenvolvida de maneira fulminante. “Em duas semanas, em geral, os novos fumantes passam a apresentar um comportamento de vício, isto é, já procuram ativamente a substância”, diz o médico. E o vício não é apenas do tipo químico, mas também comporta mental. O vício engloba o prazer, a a recompensa, o gestual. No fundo, o que mais vicia não é a nicotina, mas o hábito. Daí a dificuldade de parar. Mas os efeitos benéficos de se abandonar o fumo são sempre muito compensadores. O ex-fumante sente logo uma melhora dos sintomas e da capacidade respiratória, em virtude da reversão do processo inflamatório dos brôn quios. O processo de destruição é interrompido ou segue mais lentamente. Mas o que já foi destruído não tem volta. Segundo o diretor clínico do Hospital do Câncer, se, num passe de mágica, o mundo parasse de fumar, teríamos pessoas doentes, pela ação do cigarro, até o ano 2050. E não estamos falando apenas do câncer, mas de outras doenças respiratórias, como o enfizema pulmonar. Cerca de 98% dos enfizemáticos são fumantes – e essa moléstia, em cinco anos, mata mais do que os linfomas. E também não estamos falando apenas em dano pulmonar. O câncer de bexiga, por exemplo, é fortemente influenciado pelo cigarro, que afeta um gen responsável pelo desenvolvimento da moléstia. O câncer de boca, igualmente, tem um fator carcinogênico ligado ao hábito do fumo. A fumaça chega à boca a nada menos do que 300 graus.

CÂNCER DE PULMÃO: QUANTO MAIS CEDO MELHOR
Uma campanha agressiva como esta do Hospital do Câncer tem dois objetivos essenciais: alertar contra as formas de câncer que podem ser evitadas e, em outro plano, estimular a detecção precoce. Há uma regra básica fundamental no tratamento do câncer: quanto mais cedo for descoberto, maior a possibilidade de cura. Com isso, o Hospital também pretende desmistificar a doença como “coisa ruim” ou sentença de morte. Com os recursos atuais, fazendo a média de todos os casos que chegam ao Hospital A.C. Camargo, a taxa de cura do câncer chega aos 65%. “Entre os 5.500 novos casos que detectamos e tratamos a cada ano, dois terços conseguirão viver sem a doença nos cinco anos seguintes ao tratamento”, explica o dr. Ricardo Brentani, Presidente da Fundação Antonio Prudente e do Hospital do Câncer. Completa o dr. Daniel: “É preciso sempre reforçar a idéia de que o câncer não é um castigo, mas, na imensa maioria dos casos, o resultado de um estilo de vida nocivo”. No caso do câncer de pulmão, esse estilo de vida – o hábito do fumo – produz um agravante ainda mais dramático. Cerca de 60% dos casos só chegam a um hospital especializado quando o tumor já é inoperável. Contribui para isso o fato de o câncer de pulmão ser freqüente mente uma doença a princípio silenciosa. Mas há pacientes que convivem longos meses com os primeiros sintomas – tosse prolongada, emagrecimento – e só então pedem ajuda. A melhor terapia, nos casos iniciais, é sempre a cirurgia. E os índices de cura estão avançando.
Nos anos 90, entre os pacientes que procuraram tratamento bem no começo da doença, cerca de 80% estão vivos e sem sinal da doença – graças a uma abordagem multi disciplinar, envolvendo cirurgia, novos quimioterápicos e controle de metástases. Esse número foi extraído de um estudo recente do Hospital do Câncer, com 840 doentes, dos quais 88% eram fumantes ativos e 2%, fumantes passivos. Os índices de cura desse centro de excelência estão acima da média de outras instituições, mas mesmo ali só 23% dos casos são descobertos precocemente.
É POSSÍVEL PARAR
Os especialistas sabem que, para a maioria dos fumantes, é muito difícil abandonar o fumo sem alguma forma de apoio. O Hospital do Câncer mantém um grupo de apoio para pessoas que desejam parar de fumar e, num estudo recente, concluiu-se que apenas 25% estão livres do vício um ano depois de largar o primeiro cigarro – o que mais uma vez demonstra a malignidade e o poder de dependência do fumo.
A maior taxa de sucesso está entre os fumantes que efetivamente querem parar, que fumam menos de um maço por dia, que têm um parceiro que reclama do fumo e que já têm alguma dificuldade respiratória. De qualquer forma, o Grupo de Apoio ao Tabagista, o GAT, é mais uma iniciativa vitoriosa do Hospital do Câncer. Segundo a psiquiatra Maria Teresa Lourenço, responsável pelo GAT, acha que aquele índice ainda pode ser melhorado. As armas são sessões semanais de psicoterapia, antide pressivos e gomas de mascar ou adesivos com nicotina. Mais informações sobre o GAT pelo telefone (0xx11) 3272-5000.

Nenhum comentário:

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO