Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Deixar registrado aqui essa fase da minha vida. Difícil, talvez a pior, mas como tal já passou. Conheço meu inimigo, portanto nunca subestimo o Câncer. Esse mal é traiçoeiro, e como!!! Não valorizo a sua passagem muito menos o seu fantasma. Não deixo de viver um dia sequer, grata a Deus que me concebe, feliz por ser a mulher forte que sou. Ando com Fé, e bola pra frente. A vida não para e eu também não.

Translate

Total de visualizações de página

2 de agosto de 2010

ESTUDO MOSTRA QUE MULHERES QUE TRATARAM CANCER DE MAMA PODE ENGRAVIDAR

Você já deve ter ouvido falar que mulheres que trataram o câncer de mama não devem engravidar. O motivo estaria na mudança hormonal que acontece durante a gestação, que poderia tornar o câncer mais agressivo ou reincidente.

Um novo levantamento, apresentado na última Conferência Européia de Câncer de Mama (EBCC7) em Barcelona, Espanha, mostrou que essa não é uma regra e que essas mulheres podem, sim, tentar engravidar, sem que isso represente um risco para elas ou para o bebê.
Para Luiz Henrique Gebrim, mastologista da Unifesp, o trabalho apresentado na conferência é importante por quebrar o mito de que a gravidez é proibida para quem tratou o câncer de mama. No entanto, ele alerta que é preciso avaliar o caso de cada mulher separadamente. Um dos motivos para isso é a idade fértil da mulher. A maior incidência do câncer de mama está na faixa etária acima dos 40; só 10% dos casos acontece em mulheres de 34 a 40 anos. “O tratamento de câncer pode durar de 2 a 5 anos e, se depois desse período a mulher tiver mais de 40, engravidar será naturalmente mais difícil”, explica.
As que optam por engravidar geralmente são aquelas que passam por estágios iniciais do câncer e finalizam o tratamento mais rapidamente. Elas também estão em idade fértil depois de finalizá-lo. Outra alternativa bastante comum, como explica Gebrim, é o congelamento de óvulos, uma opção que deve ser feita ainda antes do início da quimioterapia, já que esse procedimento bloqueia o funcionamento dos ovários.
Mas não são apenas os aspectos biológicos que devem ser levados em conta – e não só pela mulher, mas também pelo seu companheiro. “Os dois precisam estar cientes dos riscos de uma reincidência da doença e, nesse caso, conversar sobre como será a criação do filho”, afirma Gebrim.
Manter-se ativa é fundamental
Exercícios são importantes em qualquer fase da vida. E agora você tem ainda mais um bom motivo para inclui-los em sua rotina. Um estudo realizado pela University of Northern Colorado, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres acima dos 30 anos que praticam mais de uma hora de atividade física por semana reduzem o risco de desenvolver câncer de mama.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os níveis de atividades físicas de 4.296 mulheres em quatro etapas da vida: dos 10 aos 15 anos; dos 15 aos 30; dos 30 aos 50 e a partir dos 50.
O resultado mostrou que o efeito dos exercícios sobre a redução do risco da doença não aparece entre 10 e 30 anos, porém, acima dessa idade manter-se ativa diminui significativamente a chance de a mulher ter câncer de mama.
Fonte:- Revista Crescer Globo
Ana Paula Pontes

3 comentários:

Cristina disse...

Boas informações viu Wilma. Eu já não tenho idade para engravidar, estou com 45 anos, mas muitas mulheres tem ca de mama muito novas e sonham ainda em ter filhos. Quanto a exercícios físicos rs.... to mal amiga, preciso reverter essa situação urgente. Sempre fui muito magra e agora já engordei 4 quilos. E ainda virá o tamoxifeno... Ai Ai, tenho que me mexer! Xô preguiça! Um abraço!

Marisa B R Calandrim disse...

Gostei muito do seu post, eu tenho o sonho de engravidar e ser mãe, estou com 32 anos, o meu ca não era reagente a hormonio, eu acredito que isso também é favorável para conseguir engravidar depois do tratamento. Um grande abraço e fica com Deus.

Viviani disse...

boa essa informação...estive em consulta com meu Onco essa semana e ele esta voltando de um congresso onde se falou e debateu muito em cima da questão dos exercicios fisicos...bora se mexer...isso é fundamental...principalmente pra quem passou pela experiência do CA de mama.
bjus e fica com DEUS.

Postagens populares

Arquivo do blog

LEIA KARDEC

LEIA KARDEC

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO, E TRANSFORME SUA VIDA E A VIDA DELAS TB..

PARE UM POUCO E CONHEÇA ESSAS CRIANÇAS E ESSE TRABALHO,  E TRANSFORME SUA VIDA  E A VIDA DELAS TB..
http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE

NÃO TENHA DÓ TENHA ATITUDE
UM ANIMAL PRINCIPALMENTE DE RUA, SENTE FRIO, FOME, MEDO, SOLIDÃO, DOR. IGUAL A VOCE. PENSE NISSO... NÃO COMPRE UM ANIMAL ADOTE UM CÃO ABANDONADO, ELE LHE SERÁ ETERNAMENTE GRATO.

Minha lista de blogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOE SANGUE

ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR APOIO A MULHERES MASTECTOMIZADAS

EXPOSIÇÃO EU PEITO